Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Problema pulmonar é drama dos atentados de 11/09

2 Ago 2006 - 07h45
Membros das equipes de resgate que participaram da busca de corpos e da remoção de escombros após os atentados contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, em 2001, estão sofrendo problemas pulmonares, segundo uma pesquisa divulgada hoje pelo site HealthDay.

Os problemas, que começaram a ser detectados um ano depois dos atentados, consistem numa redução da função pulmonar equivalente a 12 anos de envelhecimento normal, segundo a pesquisa.

"Não surpreendeu descobrir uma redução da função pulmonar. O que impressionou foi a sua magnitude", afirmou a autora do estud, Gisela Banauch, do Centro Médico Montefiore, de Nova York, segundo o HealthDay.

As análises de 12.079 membros dos grupos de resgate revelaram uma diminuição na capacidade pulmonar de 1.660 que estiveram presentes no momento em que caíram as torres.

Os cientistas também detectaram uma forte redução da função pulmonar em outros 8.185 trabalhadores que chegaram dois dias depois e em 1.921 que chegaram no terceiro dia dos atentados.

Todos estiveram expostos a poluentes aéreos, como materiais pulverizados dos edifícios e combustíveis, apontou o estudo. Após os atentados, muitos afetados desenvolveram sintomas como tosse, espirros e falta de ar.

"Até agora, os diagnósticos respiratórios mais comuns foram síndrome de disfunção nas vias respiratórias e asma induzida", comentou Banuach.

A pesquisadora disse que no momento é impossível prever se a redução das funções pulmonares vai piorar. "Ninguém sabe, porque nada parecido tinha ocorrido antes", explicou.

No entanto, acrescentou que a exposição a pó alcalino irritante pode aumentar o risco de enfisema pulmonar e câncer do pulmão.

Os atentados de 11 de setembro de 2001 foram cometidos por 19 terroristas, que seqüestraram quatro aviões. Dois deles derrubaram as Torres Gêmeas, e outro foi lançado contra o Pentágono, em Washington. O quarto caiu numa área desabitada do estado da Pensilvânia.

Nos ataques terroristas morreram cerca de 3 mil pessoas.

 

 

Terra

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro