Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Primeiro lote residual do IR 2009 deve sair em janeiro

9 Dez 2009 - 05h17Por Agência Brasil

Os contribuintes que não entraram no último lote de restituições do Imposto de Renda das pessoas físicas deste ano e já corrigiram as informações ou quitaram os débitos com o Fisco devem aguardar o primeiro lote residual, previsto para ser liberado em janeiro de 2010. Feitas as correções, o próximo passo é aguardar um comunicado da Receita. De nada adiantará, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, procurar uma unidade da secretaria. A consulta ao sétimo e último lote regular, considerado o maior da história, foi liberada hoje (8) na internet.

A Receita Federal ainda está processando os dados sobre o número de declarações em malha. Mas os contribuintes que têm pendências devem corrigir as informações para que possam ser liberados e incluídos nos lotes que serão disponibilizados dentro de uma determinada ordem a partir do próximo mês. Para isso, o contribuinte terá que verificar na página da Receita o extrato da declaração, que pode ser obtido após a geração de um código de atendimento. Essa é a forma, segundo Joaquim Adir, de o contribuinte conhecer os motivos da retenção.

Existem duas formas de retificar a declaração. A primeira é por meio do programa gerador da declaração. Depois da correção, as novas informações podem ser enviadas pelo ReceitaNet, outro programa de computador da Receita que envia os dados pela internet.

Outra forma é por meio da retificação online, um sistema disponível na página da Receita Federal na internet com o objetivo de tornar mais rápida e fácil a correção de informações das declarações de 2008 e 2009 entregues pelas pessoas físicas no modelo completo.

“Quem está em malha precisa olhar o extrato da declaração de 2009 e corrigir. Verificar o motivo, que pode ser, por exemplo, despesa médica ou até por malha débito, e fazer a retificação”, disse Joaquim Adir. A malha débito não permite que o contribuinte receba a restituição se não pagou pendências anteriores com o Fisco.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado