Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Previdência empresarial cresce 42% em três anos

23 Mai 2011 - 06h36Por Folha

Os depósitos em fundos de previdência privada empresarial cresceram 42% de 2007 a 2010, segundo levantamento feito pela Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) a pedido da Folha. A alta foi de 17,4% em 2010, em relação a 2009.

A crescente adesão de empresas na oferta do benefício foi responsável pelo índice, segundo Oswaldo Nascimento, vice-presidente da instituição. "A previdência privada, ao contrário do salário, é uma forma de as companhias reterem e atraírem talentos sem a incidência de encargos tributários", compara.

Para César Lopes, consultor da Towers Watson, empresa de gestão de pessoas, com a economia aquecida, os depósitos também são maiores. "[O aumento de aportes] é reflexo de aplicações mais altas feitas por funcionário e empregador", explica.

Pesquisa realizada em abril pela consultoria com 236 empresas de grande porte aponta que 70% (165) delas oferecem previdência privada.

Esse é o caso da Pepsico, multinacional de bebidas e alimentos, que concede o benefício a todos os funcionários. "O objetivo é mostrar o interesse da empresa em firmar relacionamento de longo prazo com a equipe", destaca Andreia Vitoriano, gerente de recursos humanos.

Recém-aposentado pela Bosch, do setor de tecnologia, o engenheiro Eduardo Tilkian, 60, usufrui do plano pago pela empresa por 38 anos. "Consegui manter o padrão de vida com o fundo."

Oferta do benefício varia nas empresas

Embora as empresas vejam no plano de previdência privada um ganho na retenção de bons profissionais, a forma como o benefício é oferecido varia nas organizações.

Segundo a pesquisa "Planos de Benefícios no Brasil", da consultoria Towers Watson, 18% das companhias fazem aportes mensais sem que o trabalhador precise depositar qualquer quantia no fundo. As demais (82%) exigem contribuição do empregado para que a empresa também faça aportes periódicos.

A Whirlpool, multinacional de eletrodomésticos, adiciona ao fundo de 50% a 200% do valor depositado pelo profissional. Já os trabalhadores que não fazem aportes recebem contribuição mínima de 1% do valor do salário.

Na Henkel, de bens de consumo, a adesão dos funcionários à previdência privada é voluntária. O profissional deve fazer depósitos mensais ao fundo para que a empresa duplique o valor investido, afirma Eduardo Soares, gerente de recursos humanos.

Para Armando Bordallo, diretor de RH da consultoria Ernst & Young, ainda que existam diferenças na concessão do plano, o benefício traz satisfação aos funcionários. "Eles se sentem parte de uma relação construída em conjunto e a longo prazo."

Gabriel Barbieri, 23, analista de marketing da Senior, desenvolvedora de software, aderiu à previdência há dois anos, quando teve seu primeiro filho. "Antes de aceitar qualquer proposta, avalio os benefícios oferecidos", diz ele, que deposita 2,5% do salário no fundo e recebe a mesma quantia do empregador.

Restringir programa a posições gerenciais desmotiva empregado

Oferecer plano de previdência a parte dos profissionais nem sempre traz bons resultados. Concedê-lo só para executivos, por exemplo, pode resultar na desmotivação da equipe, avalia Adriana Zanni, diretora de RH da consultoria KPMG. "Não faz sentido oferecer o plano para um público específico", destaca.

O analista financeiro Dalmar Assis, 43, não tem direito à previdência privada, uma vez que o benefício só é oferecido a cargos gerenciais na montadora em que trabalha. "[O benefício] seria um diferencial", considera ele, que decidiu fechar um plano individual na semana passada.

Já para Gustavo Costa, diretor da Hays Brasil, de recrutamento e seleção, a diferenciação tem seu lado bom.

"O funcionário acaba motivado a lutar para subir de cargo", pondera ele.  

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro