Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 16 de maio de 2021
Busca
Brasil

Presos de Paranaíba escrevem “livros” sobre cultura africana

5 Out 2010 - 15h24Por MS Notícias

O Estabelecimento Penal de Paranaíba realizou na semana passada sua Mostra Cultural 2010. Com o tema “África”, os reeducandos apresentaram durante o evento “livros” escritos em sala de aula, com o apoio dos professores, abordando a trajetória dos escravos africanos.

O evento foi organizado pela direção do EPPar em parceria Escola Polo Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, com o objetivo de provocar a reflexão e discussão sobre temas importantes como: o respeito à diversidade; religiosidade; sincretismo; preconceito; direitos e inclusão social.

Foram lançados seis livros com os temas: Negro na África, Comércio de Escravos, Trabalho Escravo, Negro Vindo para o Brasil, Negro na Sociedade e Negro na Faculdade. As obras ficarão disponíveis na biblioteca da unidade penal.

Segundo o diretor do EPPar, José Carlos Marques, a mostra deste ano teve como finalidade apresentar a grande diversidade étnica, cultural e política, enfatizando o racismo, a inclusão social dos afro-descententes no mercado de trabalho e nas universidades através das políticas públicas como as cotas, ampliando a formação dos alunos quanto ao conceito de cidadania e valorização dos elementos da cultura africana e afro-descendência.

Durante a Mostra Cultural foi apresentado músicas típicas confeccionados pelos alunos e professoras contando sobre toda a trajetória dos escravos africanos, trazendo temas como: Negro na África, Comércio de Escravos, Trabalho Escravo, Negro Vindo para o Brasil, Negro na Sociedade e Negro na Faculdade.

Houve também a exposição de um Painel Cultural com figuras e temas que retraram o cotidiano dos afro-descendentes na África e no Brasil, além da palestra ministrada pelo professor Antônio Marcos Ferreira da Silva, onde abordou o assunto em pauta, ou seja, África, buscando refletir temas decorrentes da África do século XV, até os dias atuais.

A Mostra Cultural sobre a África está sendo realizada em todas as unidades penais do Estado que possuem escola instalada, já tendo ocorrido também em estabelecimentos penais de Campo Grande, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Jateí, Ponta Porã, Naviraí, Três Lagoas e São Gabriel do Oeste.

Conforme cronograma oficial, nesta sexta-feira (8) será a vez da Penitenciária Harry Amorim Costa, em Dourados e no dia 20 no Presídio Feminino de Rio Brilhante. As unidades de Corumbá encerram a Mostra Cultural sobre a áfrica, com programação prevista para o dia 19 de novembro.

Confira na Galeria de Fotos do site da Agepen (canto direito da página) fotos de algumas mostras realizadas nas unidades penais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada