Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Presos constroem casas e bares em presídio na Bahia

21 Dez 2006 - 15h28

Dentro do maior complexo penitenciário da Bahia, vivem 114 presos em 76 casas construídas irregularmente, no lado externo dos pavilhões. A pequena vila surpreende: tem dois bares que vendem inclusive cartões telefônicos.

O Ministério Público determinou, há três meses, a destruição dessas moradias. Na mesma época, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos mandou que todos os presos fossem levados de volta às celas. Mas uma visita dos promotores nesta semana comprovou que os detentos continuam com regalias. 

A secretaria disse que não havia mais ninguém morando nos imóveis desde setembro. “Preservei as casas até por uma questão jurídica, porque elas são provas”, afirmou o secretário de Justiça Sérgio Sanches Pereira. Ele diz que investiga o responsável pelas obras.

O Ministério Público está apurando denúncias de que os presos que moravam nas casas ilegais estavam saindo à noite para fazer assaltos. Uma estrada de barro liga a pequena vila a uma avenida bastante movimentada.

Há informações de que os presos vendem drogas e comandam quadrilhas que agem nas ruas. "O presídio virou um grande parque de diversões. Ali é uma verdadeira colônia de férias, isso eu posso afirmar", disse Paulo Gomes, promotor público.

O Governo da Bahia disse que já solicitou uma verba de R$ 700 mil do Fundo Penitenciário para a construção do muro ao redor de toda a área externa da unidade prisional.

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA