Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 26 de setembro de 2021
Busca
mutirão carcerário

Preso mais velho do País, idoso que deveria estar solto desde 1989 vai para abrigo no CE

Outras cinco pessoas estavam na mesma situação e deixaram instituto psiquiátrico

10 Set 2013 - 08h05Por R7

O idoso considerado o preso mais antigo do País, com 73 anos, deixou na última segunda-feira (9) o Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes, em Fortaleza, no Ceará. Ele foi preso e condenado na década de 1960 por ter matado o irmão e recebeu alvará de soltura em 1989, mas permanecia, mesmo assim, em uma unidade destinada a abrigar acusados de cometer crimes com problemas psiquiátricos.

A irregularidade foi descoberta durante um mutirão carcerário feito pelo Conselho Nacional de Justiça. O juiz Paulo Augusto Irion, um dos coordenadores, afirmou que mais cinco pessoas estavam na mesma situação do idoso e recomendou em relatório a transferência deles.

A Secretaria de Justiça do Ceará informou que o idoso permanecia no local porque nenhum parente foi localizado e que ele chegou no ano de 2000 a ir para um abrigo, mas retornou ao local por decisão da Justiça. Os outros cinco presos têm famílias, mas ninguém se dispôs a retirá-los do instituto, segundo a secretária. Os seis foram levados para abrigos da capital.  

O juiz Paulo Irion afirmou ainda que o estabelecimento funciona em um prédio antigo, que precisa de “urgentíssimas reformas estruturais”, como muitas unidades do sistema carcerário do Ceará, inspecionadas pelo mutirão.

Segundo ele, a situação das unidades é muito complicada em relação às precárias condições do atendimento de saúde, condições de higiene, cerceamento do direito de visitas e falta de atendimento às necessidades materiais, uma obrigação do Estado. Há esgoto a céu aberto em muitas unidades prisionais, bem como superlotação em algumas delas, má qualidade da alimentação, racionamento severo de água. Os presos reclamam da falta de atendimento jurídico e da morosidade da tramitação dos processos, tanto os provisórios como definitivos.

O mutirão recomendou a interdição de duas prisões no Estado. O governo disse que não tem condições de fechá-las, mas anunciou medidas para reforma e melhorias nas condições.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada