Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Presidente Lula oficializa primeiro campus do Instituto Federal

10 Dez 2009 - 10h20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar no dia 15, em Brasília, da solenidade que oficializa a implantação do primeiro campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A cerimônia será realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Na ocasião, serão inaugurados simultaneamente 78 campi dos institutos federais em todo o país, inclusive o de Nova Andradina.

 

 “A solenidade em Brasília marca oficialmente a inclusão de Mato Grosso do Sul na rede federal de educação profissional e tecnológica, um dos cinco Estados que não faziam parte deste projeto. A retomada dos investimentos no ensino profissionalizante é considerada um dos pilares do Ministério da Educação para o desenvolvimento do país”, avalia o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe.

 

Em dezembro de 2008, o governo iniciou a reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando, através da lei n°11.892, os institutos federais. Além de prever novas unidades, a lei integrou o que antes eram os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), as escolas técnicas e agrotécnicas. Neste novo modelo, as instituições oferecem cursos técnicos de ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia, engenharias, licenciaturas e pós-graduação.

 

Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal está em fase de implantação em sete municípios : Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Nova Andradina, o primeiro campus a entrar em funcionamento, após a autorização do governo federal para a contratação de professores.

 

“Com o início das atividades escolares previstas para o primeiro semestre de 2010, pretendemos fazer uma inauguração no município que deve contar com a presença do presidente Lula”, informou o reitor.

 

Durante a solenidade na capital federal, em comemoração ao centenário da educação profissional, será oficializada a implantação de cinco campi na região Centro-Oeste; 13 na região Norte, 15 no Nordeste, 18 no Sul e 27 no Sudeste, que somados aos já entregues, totalizam 100 unidades inauguradas este ano. Até o final de 2010, o Ministério da Educação pretende implantar mais 114 escolas técnicas, atingindo a meta de 354 campi.

 

Vão participar da cerimônia do dia 15 o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, os reitores dos respectivos institutos federais, bem como os diretores de campus, além de governadores, parlamentares e prefeitos das cidades contempladas. O ato será transmitido ao vivo pelo TV NBr, canal a cabo da Radiobras, e pela TV MEC, via internet.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada