Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Presidente do Equador oferece ao Brasil saída para Pacífico

8 Dez 2006 - 17h18

Produção conjunta de biocombustível e construção de uma ligação entre os dois países foram os principais temas do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente eleito do Equador, Rafael Correa, hoje (8), no Palácio do Planalto.

A ligação, segundo o equatoriano, daria ao Brasil uma saída para o Oceano Pacífico e ao Equador uma saída para o Atlântico. Formada por estrada e hidrovia, conectaria o porto equatoriano de Manta a Manaus. De acordo com ele, o custo do projeto seria de US$ 2 bilhões e envolveria dragagem de rios, construção de estradas e de um aeroporto. Como os dois países não fazem fronteira, teria de ser feita através do Peru.

“É um projeto muito interesse para toda a América do Sul porque permitiria evitar, por exemplo, o transporte de cargas pelo Canal do Panamá, o que leva muito tempo e dinheiro. Estamos pensando em conjunto esse projeto. Não pode haver integração sem desenvolvimento, com estradas e pontes unindo os países”, afirmou Correa.

O desenvolvimento de infra-estrutura entre os países do continente está previsto pela Iirsa (Iniciativa para la Integración de la Infraestructura Regional Suramericana). No início do ano, por exemplo, foi inaugurada uma ponte entre o Brasil e o Peru, sobre o Rio Acre.

Sobre o biocombustível, o equatoriano disse: “Queremos desenvolver energia alternativa no Equador. O Brasil pode dar uma grande ajuda”. Referia-se aos programas de biodiesel que o governo brasileiro vem implementando.

O presidente eleito também afirmou que a Petrobras pode ajudar seu país e que existem planos de ampliar as operações da estatal brasileira. Lula não comentou nenhum destes assuntos.

Os dois viajam hoje para Cochabamba, na Bolívia, onde participam da 2ª Reunião de Chefes de Estado e Governo da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa).

 

 

 

Agência Brasil

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro