Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Presidente da CPI diz que Palocci quebrou acordo

7 Dez 2005 - 14h30
O presidente da CPI dos Bingos, Efraim Morais (PFL-PB), afirmou que não tem como votar hoje o requerimento de convocação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, sem ter número suficiente de senadores para tomar a decisão.

Efraim quer que a convocação seja aprovada por unanimidade, da mesma forma como foi aprovado anteriormente o convite ao ministro. Para ele, Palocci quebrou o acordo feito com a comissão, de que bastaria acertar, por telefone, a data do seu depoimento, ainda este ano.

Segundo Efraim, o ministro ligou para ele ontem, no início da noite, depois da tentativa do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Murilo Portugal, que sondou o senador sobre a possibilidade de adiar o comparecimento de Palocci para o próximo ano.

Efraim disse que negou o pedido as duas vezes, tanto para Portugal quanto para Palocci. Segundo ele, no telefonema, o ministro disse que não aceitava mais o convite, e que preferia que a questão fosse definida no voto. "No meu entender ele desrespeitou o acordo e prefere que o assunto vá para votação", afirmou Efraim. Coincidentemente o quórum hoje dos aliados, na CPI, é maior que da oposição: 8 a 6.

O presidente da CPI acredita que o requerimento de convocação de Palocci seja votado na próxima terça-feira e, se for o caso, a comissão poderá ouvir o ministro no dia seguinte, Quarta-feira.

Mas os senadores governistas como Tião Viana (PT-AC) e Augusto Botelho (PDT-RO) dão o caso por encerrado e acreditam que o ministro só vai depor na CPI no ano que vem.

Ao explicar sua decisão de não apoiar a convocação do ministro, Botelho afirmou: "quando alguém está se afogando eu não ponho a mão na cabeça para empurrá-la para baixo. Ao contrário, eu dou a mão para puxá-lo para cima".

Perguntado se a comparação se aplicava ao ministro da Fazenda, Botelho reconheceu que pelo menos diante da queda do PIB "o ministro se afogou um pouco".

 

 

Estadão

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro