Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Prefeitura repassa calcário aos agricultores de Glória de Dourados

9 Out 2009 - 09h34Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura de Glória de Dourados através da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds), pasta conduzida pelo secretário Maninho de Paula Ribeiro (PMDB), recebeu cerca de 50 toneladas de calcário vindo diretamente do município de Bodoquena, transportada por uma carreta bi-trem. O calcário encontra-se estocado no almoxarifado da referida secretaria, centralizada no Parque de Exposições ‘Manoel Alves de Azevedo’ – (Defap). As cinquenta toneladas de calcário serão despejadas em terras gloriadouradenses, principalmente aos pequenos agricultores e aqueles que praticam a chamada Agricultura Familiar (AF).

 

 

 

Segundo informa a médica veterinária da Seds, Jaqueline de Lima Thomaz, “para ser efetivamente benéfica, a adubação deve ser efetuada de acordo com os resultados da análise do solo, tanto em termos produtivos quanto em termos econômicos”, completa dizendo, “para isso, o agricultor deve retirar amostras de solo da propriedade em áreas representativas do plantio”, diz Thomaz.

 

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Maninho de Paula Ribeiro salienta, “o calcário recebido pela Seds, conforme contato mantido com o prefeito Arceno Athas Júnior será repassado aos interessados, principalmente aos pequenos agricultores do município e aqueles que praticam a Agricultura Familiar (AF)”, destaca ainda Maninho, “a tonelada de calcário está sendo negociada a R$ 60, porém, conforme o que ficou acertado com o chefe do Executivo, o transporte do produto até a propriedade dos interessados será totalmente gratuito”.

 

 

Algumas informações sobre este tipo de material que dispõe de grande serventia na correção do solo. O Potencial de Hidrogênio (pH) define a acidez ou alcalinidade relativa de uma solução. A escala de pH tem uma amplitude de ‘0’ a ‘14’. O valor 7,0 que esta no meio define como neutro e valores abaixo de 7,0 são ácidos e os acima de 7,0 são alcalinos. Para a grande maioria das plantas a faixa de pH de 6,0 a 6,5 é a ideal, porque ocorre um ponto de equilíbrio na qual a maioria dos nutrientes permanece disponível às raízes.

 

 

Outro detalhe é a coloração do calcário, que passa do branco ao preto, podendo ser cinza claro ou cinza escuro. Muitos calcários apresentam tons de vermelho, amarelo, azul ou verde dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam.Os calcários, na maioria das vezes, são formados pelo acúmulo de organismos inferiores ou precipitação de carbonato de cálcio na forma de bicarbonatos, principalmente em meio a mares, também podem ser encontrados em rios, lagos e no subsolo, nas chamadas carvernas ou regiões rochosas e montanhosas, como, por exemplo, no município de Bodoquena.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14