Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Prefeitura repassa calcário aos agricultores de Glória de Dourados

9 Out 2009 - 09h34Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura de Glória de Dourados através da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds), pasta conduzida pelo secretário Maninho de Paula Ribeiro (PMDB), recebeu cerca de 50 toneladas de calcário vindo diretamente do município de Bodoquena, transportada por uma carreta bi-trem. O calcário encontra-se estocado no almoxarifado da referida secretaria, centralizada no Parque de Exposições ‘Manoel Alves de Azevedo’ – (Defap). As cinquenta toneladas de calcário serão despejadas em terras gloriadouradenses, principalmente aos pequenos agricultores e aqueles que praticam a chamada Agricultura Familiar (AF).

 

 

 

Segundo informa a médica veterinária da Seds, Jaqueline de Lima Thomaz, “para ser efetivamente benéfica, a adubação deve ser efetuada de acordo com os resultados da análise do solo, tanto em termos produtivos quanto em termos econômicos”, completa dizendo, “para isso, o agricultor deve retirar amostras de solo da propriedade em áreas representativas do plantio”, diz Thomaz.

 

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Maninho de Paula Ribeiro salienta, “o calcário recebido pela Seds, conforme contato mantido com o prefeito Arceno Athas Júnior será repassado aos interessados, principalmente aos pequenos agricultores do município e aqueles que praticam a Agricultura Familiar (AF)”, destaca ainda Maninho, “a tonelada de calcário está sendo negociada a R$ 60, porém, conforme o que ficou acertado com o chefe do Executivo, o transporte do produto até a propriedade dos interessados será totalmente gratuito”.

 

 

Algumas informações sobre este tipo de material que dispõe de grande serventia na correção do solo. O Potencial de Hidrogênio (pH) define a acidez ou alcalinidade relativa de uma solução. A escala de pH tem uma amplitude de ‘0’ a ‘14’. O valor 7,0 que esta no meio define como neutro e valores abaixo de 7,0 são ácidos e os acima de 7,0 são alcalinos. Para a grande maioria das plantas a faixa de pH de 6,0 a 6,5 é a ideal, porque ocorre um ponto de equilíbrio na qual a maioria dos nutrientes permanece disponível às raízes.

 

 

Outro detalhe é a coloração do calcário, que passa do branco ao preto, podendo ser cinza claro ou cinza escuro. Muitos calcários apresentam tons de vermelho, amarelo, azul ou verde dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam.Os calcários, na maioria das vezes, são formados pelo acúmulo de organismos inferiores ou precipitação de carbonato de cálcio na forma de bicarbonatos, principalmente em meio a mares, também podem ser encontrados em rios, lagos e no subsolo, nas chamadas carvernas ou regiões rochosas e montanhosas, como, por exemplo, no município de Bodoquena.

 

Leia Também

# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 10,3 mil casos e 284 mortes em 24 horas