Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Prefeitura regulariza distribuição de medicamentos em Dourados

7 Jan 2011 - 14h10Por Clarissa Josgrilberg
Depois de comprometida, por mais de três meses, a entrega de medicamentos pela rede pública à população, a situação, pelo o que parece, começa a ser invertida. Na última quinta-feira, o município recebeu os produtos da compra emergencial que a atual administração fez; na próxima segunda-feira, outros materiais chegam e um pregão para a compra anual de 2011 está programado para acontecer.

“São vários lotes de medicamentos, o primeiro chegou e está em processo de conferência de quantidades e validades. Provavelmente, até hoje, todos os que já chegaram vão estar disponíveis”, esclarece Renato Oliveira Garcez Vidigal, secretário de saúde adjunto do município.

Com a conferência, alguns medicamentos foram encontrados com a data de validade próxima à de vencimento. “O procurador [acompanhou a checagem] para tomar providências legais diante às empresas e já foi acertado com elas que os que estão a dois meses para vencer vão ser trocados”, diz. 


Controlados

Conforme informou Vidigal, na saúde mental, onde a falta de remédios era mais crítica, há cinco itens disponíveis dos 15 que distribuem. Todos são remédios controlados.

Entre os medicamentos que, até então, estavam em falta estava o carbonato de lítio (um estabilizador de humor), fluoxetina (que age como antidepressivo) e o haloperidol (que ajuda no controle à agressividade).


Diabéticos

A população diabética, que sofreu por mais de seis meses com a falta de produtos específicos a ela , também poderá voltar a usufruir de seus direitos de cidadão. Conforme informou o secretário de saúde adjunto do município, esses materiais devem chegar na próxima segunda-feira.

“Já está comprado [o material para atender os diabéticos], o prazo para entrega é segunda- feira. Os aparelhos [que medem o índice de glicose no paciente] também chegam para os diabéticos, principalmente para as crianças e os idosos, que são os que sofrem mais”, diz Vidigal.

Em novembro do ano passado, mostramos no site o caso de seu Amado Palácio, 63 anos, um dos que sofria com a falta de atendimento aos diabéticos. Ele nos informou que não conseguia fitas e aparelhos há tempos. “Preciso do aparelho porque sobe e desce de repente minha glicemia, fui uma porção de vezes na Secretária de Saúde me prometeram o aparelho e nada ainda”, disse.

O fornecimento de aparelhos também é de responsabilidade dos órgãos de saúde públicos.


Futuro

Se tudo correr como planejado, até o final deste ano, a saúde de Dourados não deverá mais ter problemas com a falta de remédios e materiais, pelo menos, é o que informou o secretário de saúde adjunto do município.

““O pedido emergencial feito é só para quando há erro de planejamento. Esses [remédios recebidos agora] garantem a não compra de produtos por três meses. O planejamento para a compra deste ano está pronto, o pregão ocorre ainda nesta gestão e a próxima só recebe os produtos. Com essa compra, deverá haver todos os produtos da saúde até o final deste ano”, explica Renato Vidigal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul