Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 29 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Prefeitura regulariza distribuição de medicamentos em Dourados

7 Jan 2011 - 14h10Por Clarissa Josgrilberg
Depois de comprometida, por mais de três meses, a entrega de medicamentos pela rede pública à população, a situação, pelo o que parece, começa a ser invertida. Na última quinta-feira, o município recebeu os produtos da compra emergencial que a atual administração fez; na próxima segunda-feira, outros materiais chegam e um pregão para a compra anual de 2011 está programado para acontecer.

“São vários lotes de medicamentos, o primeiro chegou e está em processo de conferência de quantidades e validades. Provavelmente, até hoje, todos os que já chegaram vão estar disponíveis”, esclarece Renato Oliveira Garcez Vidigal, secretário de saúde adjunto do município.

Com a conferência, alguns medicamentos foram encontrados com a data de validade próxima à de vencimento. “O procurador [acompanhou a checagem] para tomar providências legais diante às empresas e já foi acertado com elas que os que estão a dois meses para vencer vão ser trocados”, diz. 


Controlados

Conforme informou Vidigal, na saúde mental, onde a falta de remédios era mais crítica, há cinco itens disponíveis dos 15 que distribuem. Todos são remédios controlados.

Entre os medicamentos que, até então, estavam em falta estava o carbonato de lítio (um estabilizador de humor), fluoxetina (que age como antidepressivo) e o haloperidol (que ajuda no controle à agressividade).


Diabéticos

A população diabética, que sofreu por mais de seis meses com a falta de produtos específicos a ela , também poderá voltar a usufruir de seus direitos de cidadão. Conforme informou o secretário de saúde adjunto do município, esses materiais devem chegar na próxima segunda-feira.

“Já está comprado [o material para atender os diabéticos], o prazo para entrega é segunda- feira. Os aparelhos [que medem o índice de glicose no paciente] também chegam para os diabéticos, principalmente para as crianças e os idosos, que são os que sofrem mais”, diz Vidigal.

Em novembro do ano passado, mostramos no site o caso de seu Amado Palácio, 63 anos, um dos que sofria com a falta de atendimento aos diabéticos. Ele nos informou que não conseguia fitas e aparelhos há tempos. “Preciso do aparelho porque sobe e desce de repente minha glicemia, fui uma porção de vezes na Secretária de Saúde me prometeram o aparelho e nada ainda”, disse.

O fornecimento de aparelhos também é de responsabilidade dos órgãos de saúde públicos.


Futuro

Se tudo correr como planejado, até o final deste ano, a saúde de Dourados não deverá mais ter problemas com a falta de remédios e materiais, pelo menos, é o que informou o secretário de saúde adjunto do município.

““O pedido emergencial feito é só para quando há erro de planejamento. Esses [remédios recebidos agora] garantem a não compra de produtos por três meses. O planejamento para a compra deste ano está pronto, o pregão ocorre ainda nesta gestão e a próxima só recebe os produtos. Com essa compra, deverá haver todos os produtos da saúde até o final deste ano”, explica Renato Vidigal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
Estátua que seria homenagem para João Carreiro desagradou família / Redes Sociais/Repórter TopFAMÍLIA SE REVOLTA
Família se revolta com homenagem a João Carreiro: 'músicas sem autorização e estátua nada parecida'
Sósia
Professora acusada de se relacionar com ex-aluno adolescente desabafa