Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
BONITO (MS)

Prefeitura propõe reajuste de 8,5% aos professores municipais em Bonito

Prefeito discutiu reajuste durante reunião

30 Mar 2011 - 19h32Por Bonito Informa

O prefeito municipal de Bonito, José Arthur (PMDB), reuniu-se com representantes do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Bonito (SIMTED) e da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) para debater, entre outras reivindicações, o reajuste salarial referente á 2011.

As negociações têm como pano de fundo o cumprimento da Lei Federal n.11738, de 16.07.2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, cuja constitucionalidade deverá ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira, 31 de março. A data base para o reajuste dos salários dos professores municipais é 1º de janeiro.

 Segundo o secretário municipal de Educação, Odinel Arruda, presente á reunião, a maioria das reivindicações apresentadas pelos professores em seu material de divulgação já foi atendida, incluindo a regulamentação do Estatuto dos Trabalhadores em Educação, aprovado em dezembro pela Câmara Municipal, a criação da Comissão de Valorização dos Trabalhadores da Educação e itens relacionados ás condições de trabalho, material e merenda.

De acordo com o prefeito municipal, José Arthur, Bonito paga hoje aos professores por dois períodos de atividades R$ 1.264,80, mais do que o piso nacional reivindicado pela categoria. “Gostaria de instituir um piso de R$ 2.000,00, se fosse possível, mas é preciso prudência para que as finanças do município não sejam colocadas em risco”, afirmou, “temos que fazer um compromisso que a prefeitura tenha condições efetivas de pagar”, concluiu.

Após duas horas de debates o prefeito municipal propôs aos professores um reajuste de 8,5% (retroativo á janeiro) – independente da decisão do STF sobre o piso salarial - e a abertura de novos debates em setembro, mês em que será possível estimar com segurança a arrecadação real do município em 2011. Com base nos dados financeiros então existentes será ou não concedido um índice complementar no reajuste.

A proposta deve ser levada pelo Simted para ser debatida pelos professores, que reivindicam um reajuste de 14% no piso salarial.

O prefeito José Arthur comprometeu-se também em enviar para votação na Câmara Municipal um projeto de lei propondo estender a licença-maternidade para seis meses e a criar uma comissão para estudar a revisão do Estatuto dos Trabalhadores em Educação do município. “Trabalho com a certeza de que a melhoria na educação se assenta em um tripé: melhores salários, melhor qualidade de ensino e melhor infra-estrutura”, afirmou. 

Participaram da reunião, além do prefeito e do secretário Odinel, o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, a presidente do Simted, Maria do Carmo Drumond, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Bonito, Sami de Souza Mustafá, os vereadores Nandinho dos Correios, Luisa Aparecida Cavalheiro de Lima, Josmail Rodrigues e Leonardo Casanova, gestores da Secretaria Municipal de Educação e professores.

Mais notícias de bonito e região

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho