Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 12 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
FÁTIMA DO SUL

Prefeitura Municipal celebra semana do Aleitamento Materno em Fátima do Sul

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul elaborou uma programação especial

10 Set 2013 - 14h33Por Lucimara Luca / Assessoria

A Prefeitura Municipal de Fátima do Sul por meio da secretaria de Saúde elaborou uma programação especial para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno que abordou o tema “Apoio às mães que amamentam – Próximo, contínuo e oportuno”. A comemoração foi realizada entre os dias 02 a 06 de setembro em todas as Unidades Básica de Saúde e no Hospital da SIAS.

Durante toda semana os profissionais da saúde realizaram rodas de conversas e apresentaram vídeos educativos com intuito de orientar a população sobre a importância do aleitamento materno e do parto natural.

Prefeito Júnior Vasconcelos durante encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno. (Foto: Ribero Júnio/AgoraNews).

Conforme a programação, no dia 04 de setembro, as gestantes visitaram toda estrutura do Hospital da SIAS desde a recepção até a sala de pré-parto, onde receberam orientações sobre parto vaginal e os 10 passos do aleitamento materno.

O prefeito participou da visita e parabenizou a equipe de profissionais pelo trabalho desenvolvido no município. “Parabéns a secretaria de Saúde e ao hospital da SIAS pela programação e atenção com as gestantes do nosso município. Desejo a todas as mamães um belíssimo parto e que Deus abençoe essa nova vida”, alegou o prefeito.

A gestante Juliana Ferreira de Castro está grávida de cinco meses e aprovou a visita. “Achei ótimo a visita e gostei muito dessa oportunidade”, comentou a gestante.

A enfermeira do Hospital da SIAS, Franciele Nunes, comentou a importância da visita das gestantes. “Trata-se de um momento muito importante para a gestante, por gerar confiança e um elo de humanização, uma vez que as gestantes possam conhecer toda a instalação, estrutura física, o funcionamento, assim como a equipe que estará quando estas gestantes entrarem em trabalho de parto”, esclareceu a enfermeira.

O Doutor Sebastião Simi Filho explicou que o leite materno é insubstituível e fundamental para criança. “O leite materno tem propriedades não só de vitaminas de anticorpos, mas principalmente o colostro que aquele primeiro leite que a mulher oferece ao seu filho poucas horas depois do parto. Ele é altamente proteico e dá uma alimentação necessária naquele momento e traz para criança a imunidade da sua mãe, defesas que a mãe transmite através do leite, além do aspecto humanitário, do aconchego, da realização maternal de uma mãe segurar o seu filho no seio. Eu enfatizo bastante que a mulher não deve ter medo e nem achar que o leite é fraco porque ele é suficiente para alimentar, não há necessidade de substituir o leite materno”, explicou o doutor.

No dia 06 de setembro a secretaria de Saúde realizou o encerramento da programação em celebração a Semana Mundial do Aleitamento Materno. No período matutino o encontro foi dedicado aos profissionais das Unidades Básicas de Fátima do Sul, Culturama e do Hospital da SIAS que participaram da palestra com apoiadora temática da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, Angela Rios que falou sobre a importância da Rede Cegonha e Boas Práticas no Parto Humanizado.

À tarde a celebração contou com a participação de 160 gestantes e puérperas que participaram de palestras dinâmicas ministradas por uma equipe multidisciplinar, que explicaram a importância do aleitamento materno e do parto natural. Ainda no encontro houve sorteio de brindes a cada intervalo das palestras e ao final sorteio de um carrinho para bebê e entrega das bolsas da Rede Cegonha pelos enfermeiros de cada unidade.

A enfermeira coordenadora de atenção básica e da Saúde da Mulher, Alzira Assunção, afirmou que a comemoração atingiu o objetivo proposto e ainda revelou que a partir deste mês, os enfermeiros estarão realizando em todas as unidades de saúde os testes rápidos de gravidez, teste rápido de HIV e de Sífilis.

“Estes exames eram disponibilizados as gestantes com resultado em até 20 dias, hoje a mulher tem acesso ao resultado em apenas 15 minutos. Para isso a equipe foi capacitada e o município fez alguns investimentos como a aquisição dos testes rápidos de gravidez e equipamentos para acondicionar os testes rápidos, os testes rápidos de HIV e SIFILIS são disponibilizados pelo Ministério da Saúde atendendo um dos critérios da Rede Cegonha”, disse a coordenadora.

O prefeito Júnior Vasconcelos afirmou que a celebração foi positiva e importante para o município. “A equipe da secretaria de Saúde está de parabéns pelo trabalho desenvolvido durante toda semana, onde as gestantes participaram de atividades que esclareceram a importância do aleitamento. Agradeço o apoio da equipe do hospital da SIAS que em parceria com a Prefeitura Municipal realizaram um belíssimo trabalho. Espero que as gestantes e puérperas tenham gostado e aproveitado o encontro”, finalizou o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - VAMOS ADOTAR UM PET
Oi eu sou a Maya!, você não quer me adotar?, veja como fazer a adoção pela ONG em Fátima do Sul
FATALIDADE
Adolescente morre após encostar em carregador que estava na tomada
BORA PRA BONITO - MS
Os 10 melhores passeios em Bonito, Mato Grosso do Sul
COVID-19
Em sessão remota, Eduardo Rocha pede um minuto de silêncio pelas mais de 100 mil mortes por covid-19
AUXILIO EMERGENCIAL
Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em julho nesta quarta-feira
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo desta quarta-feira 12 de agosto de 2020
DEU RUIM - OZONIOTERAPIA
COVID: Deputada que apoia aplicação de ozônio no combate ao coronavírus é internada com covid-19
VÍTIMA CORONAVÍRUS
CORONAVÍRUS: Médica de 29 anos perde a vida para a covid-19 após ficar quase 30 dias da UTI
BRASIL - 102.034 MORTES
Brasil confirmou 102.034 mortes e contabiliza 3.068.138 infectados pela Covid-19.
SAÚDE
CLOROQUINA: Pacientes reumáticos que fazem uso de cloroquina não estão imunes ao coronavírus