Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 23 de junho de 2021
Busca
DOURADOS

Prefeitura inicia recuperação de estradas da aldeia Bororó em Dourados

27 Nov 2009 - 23h30Por Assecom

A Prefeitura de Dourados começou esta semana a recuperação de todas as estradas da aldeia Bororó. São mais de 40 quilômetros de vias que estão em estado precário, impedindo até mesmo o deslocamento de alunos para as escolas e o encaminhamento de pacientes aos postos de saúde e hospitais.

O trabalho está iniciando pela Bororó, onde a situação é mais crítica e na seqüência, será feito também na aldeia Jaguapiru.

Por outro lado, conforme informou o diretor do Departamento de Estradas e Rodagem da Secretaria Municipal de Obras, Alberto Alves dos Santos, toda a Reserva Indígena deverá também ser cascalhada, possivelmente a partir do mês de janeiro.

Existe um impedimento junto ao Ministério Público Federal (MPF), para a não utilização da matéria prima que a aldeia dispõe, mas que está em negociação. Na semana passada, representantes da Prefeitura participaram de uma reunião com o procurador da República, Marco Antônio Delfino de Almeida, oportunidade em que o assunto foi discutido e o MPF sinalizou favorável à possibilidade de liberação do cascalho. A assessoria jurídica do município está tratando da questão, buscando uma forma legal de encaminhar essa questão.

Alberto dos Santos lembrou que existe uma grande quantidade de cascalho extraído na própria reserva, em depósito. Esse cascalho foi extraído na própria aldeia durante a administração passada, mas sua utilização foi barrada pelo Ministério público e Funai, porque não iria beneficiar apenas a comunidade indígena, mas também áreas externas da aldeia.

No início da atual administração, o prefeito Ari Artuzi, se reuniu com as lideranças indígenas para falar sobre melhorias para as aldeias e ouvir as reivindicações. A maior reclamação foi com relação às estradas e o tema foi amplamente debatido no encontro. Ficou acertado que a comunidade iria autorizar o uso do cascalho em benefício exclusivo da reserva e oficializar a decisão aos órgãos competentes para legalizar o acordo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid
COPA AMÉRICA
Com mudanças, Brasil encara Colômbia para garantir liderança do grupo
JOGOS ONLINE
Expectativas para legalização de jogos de azar movimenta mercado internacional
Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo