Menu
SADER_FULL
quinta, 6 de maio de 2021
SADER_FULL
Busca
DOURADOS

Prefeitura inicia campanha de adequação das calçadas de Dourados

12 Jul 2010 - 06h15Por Fátima News com Assecom

A Prefeitura de Dourados iniciou na semana passada uma campanha de conscientização sobre a adequação das calçadas para facilitar a acessibilidade. A Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) está distribuindo folhetos educativos, além de fazer a divulgação na mídia para que as pessoas entendam e colaborem com a Lei de Acessibilidade.

Por enquanto é só uma campanha de conscientização, mas nos próximos dez dias a prefeitura vai começar a notificar os proprietários de dois mil imóveis da área central de Dourados, além dos imóveis em qualquer outro bairro da cidade que esteja em construção ou em reforma. A notificação cumpre exigência do Ministério Público.

Após a notificação, os proprietários terão pelo menos seis meses de prazo para adequar as calçadas conformes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo é melhorar a acessibilidade de deficientes físicos e idosos. As calçadas deverão ter rampas de acesso e piso tátil. Além disso, as calçadas ainda deverão ficar livres de placas, cadeiras e mesas.

De acordo com a arquiteta da Semsur Ana Rose Vieira, o prazo para adequação vai começar a valer a partir do momento em que o proprietário receber a notificação que está sendo preparada pela prefeitura. A exigência para adequação das calçadas partiu do MPE, em cumprimento à Lei de Acessibilidade. "O MPE também deu um prazo para a prefeitura notificar os moradores, caso contrário o município também pode sofrer sanções", lembra Ana Rose.

De acordo com a arquiteta, a reunião com o MPE aconteceu em janeiro deste ano, quando o órgão solicitou um cronograma de adequação à acessibilidade e a notificação dos proprietários de imóveis.

Nesta primeira etapa serão notificados os proprietários de imóveis localizados entre as ruas Floriano Peixoto e Ediberto Celestino de Oliveira e Joaquim Teixeira Alves e Oliveira Marques. Posteriormente serão atingidos outros bairros. A falta de cumprimento da exigência vai resultar em multa aos proprietários dos imóveis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo
VIOLAÇÃO
Vereador abre caixão para provar que idoso não morreu de covid; assista