Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Prefeitura efetiva Sistema de Informações com Cartório de Imóveis

6 Out 2009 - 09h43Por Assecom

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Planejamento (Seplan) disponibiliza a partir desta terça-feira (06), o projeto que interliga o município aos Cartórios de Registro de Imóveis. Este sistema tem a finalidade de agilizar a liberação de processos de imóveis, através de uma ação integrada e também com a troca de informações.

Atualmente a prefeitura e o cartório de imóveis, dependem do contribuinte para que os projetos sejam registrados em tempo hábil e aprovados. A expectativa é com este sistema, haja maior agilidade na atualização dos cadastros imobiliários, pois o cartório terá acesso aos processos aprovados pela prefeitura por meio da Internet.

Segundo os técnicos da Seplan, hoje o município tem cerca de 500 projetos para serem registrados, isso entre desmembramento e remembramento. Esta situação ocorre porque é o contribuinte que tem que levar o projeto até o cartório para ser registrado. A entrega geralmente demora o que acaba comprometendo a liberação do registro, explicaram os técnicos.

Com a implantação deste banco de dados, o contribuinte irá permanecer com o processo para dar entrada no cartório e caberá à prefeitura encaminhar a certidão de aprovação do projeto ao cartório para que o imóvel seja cadastrado.

Para o secretário de Planejamento de Dourados, Dirson Missio, estas mudanças representam maior agilidade aos registros de imóveis e ao repasse de informações sobre conclusão dos processos de registro. “É de grande importância que busquemos a integração de informações, para que possamos dinamizar nosso trabalho e atender melhor a população. Para isso procuramos utilizar da melhor forma a tecnologia em favor do planejamento do município”, ressaltou.

O gerente do Núcleo de Geoprocessamento do município, Carlos Dobes, informou que o contribuinte terá um prazo de 30 dias para fazer o registro no cartório e se este limite expirar, o contribuinte terá o processo anulado tendo que retornar à prefeitura com uma nova documentação para que o cadastro seja reaberto.

Neste sistema, irão conter dados referentes ao número do processo, inscrição imobiliária, a descrição do imóvel, matrícula, a data da expedição da certidão, o nome da rua, o bairro, a numeração do imóvel atualizada, entre outras informações que facilitam o andamento dos processos. A criação e a efetiva implantação deste banco de dados são de total responsabilidade do município.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente