Menu
SADER_FULL
quinta, 4 de junho de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Prefeitura de Dourados entrega novo prédio do projeto DST/Aids

14 Ago 2007 - 16h18
A Prefeitura Municipal de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega à população o novo prédio onde ficará o programa municipal DST/Aids. O local foi totalmente reestruturado para tornar-se referência no tratamento das doenças e funcionará na Rua dos Missionários, 420, Jardim Caramuru.

Segundo o prefeito Laerte Tetila a transferência para o novo local irá oferecer mais comodidade aos pacientes. “A nova sede será exemplo para todo o país de atendimento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS”, disse Tetila.

Na parte inferior do prédio funcionará toda a parte de atendimento médico, onde cada profissional terá seu consultório separado, incluindo, um consultório médico de Hepatopatologia, uma sala para triagem de Hepatopatologia, um consultório médico Pediatra, uma sala para coleta de exames, um consultório médico Ginecologista, um consultório médico Infectologista, um consultório médico Clinica Geral, um consultório Odontológico, um sala para Enfermagem, uma sala para Farmácia, duas salas de repouso, uma sala para orientação CTA (pré/pós-testes), uma sala para a Assistente Social, dois banheiros, uma sala para o Departamento de Material de Limpeza, além da recepção e ampla sala de espera.

Na parte superior do novo prédio existem nove salas, sendo: uma sala para Coordenação, uma sala para Administrativo, uma sala para Comissão Municipal de DST/Aids, uma sala para Copa/Cozinha, uma sala para Psicóloga, uma sala para reunião, uma sala para Almoxarifado e Departamento de Material de Limpeza, uma sala para o Laboratório e uma sala de Espurgo (lavagem de materiais contaminado/esterilização) e armazenagem de material esterilizado.

Todas as despesas com aluguel serão pagas com recursos do Ministério da Saúde do Programa DST/AIDS. Atualmente, 797 pessoas estão cadastradas no programa DST/Aids em Dourados portadoras do vírus HIV, sendo que 532 estão em acompanhamento médico, já que 156 transferiram ou abandonaram o tratamento. Hoje, a doença aparece em pessoas com idade reprodutiva, ou seja, de 15 a 30 anos, na proporção de 2 homens para cada mulher.

No programa municipal DST/Aids, o portador de DST e Aids recebe tratamento integral com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, dentista, enfermeiros, auxiliares e técnicos, psicólogo e assistente social.

Além de passar por consultas médicas, odontológicas, o paciente tem acesso a exames laboratoriais de DST, anti HIV, VDRL e outros, para o diagnóstico de doenças como HIV/Aids, Herpes Genital, Condilomas, outras feridas genitais e DSTs. Em 2006, por exemplo, mais de 342 mil procedimentos foram realizados pelo programa. Além disso, a equipe do programa municipal DST/Aids faz visitas domiciliares e atividades educativas no SAE (Serviço de Atendimento Especializado).

Em 2002, com a implantação do programa, foram detectadas 352 gestantes soropositivas e desse total apenas duas gestantes que resistiram ao tratamento deram a luz a crianças com HIV. As demais gestantes que aceitaram seguir o tratamento, hoje estão com seus filhos livres do vírus.

Após a transferência do DST/Aids para o novo local, a sede antiga vai abrigar o Centro de Tratamento para tuberculose e hanseníase. Já o posto Tipo A, localizado na rua João Cândido Câmara, com Antônio Emílio de Figueiredo, irá abrigar o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSUSTADOR E REAL NO BRASIL
Com uma morte por minuto, Brasil registra 1.349 mortes por coronavírus nas últimas 24h, novo recorde
JULGAMENTO
TSE julga se cassa Bolsonaro e vice a partir de terça
AUXILIO DOENÇA
Como pedir concessão e prorrogação do auxílio-doença durante pandemia
1º CASO NO BRASIL
Paciente recuperada de coronavírus no Piauí volta a ter teste positivo
VITIMAS DA COVID 19
Mãe, avó e irmão de jovem morrem por covid-19: 'essa doença é horrível'
COVID-19
Brasil registra mais de 31 mil mortes por covid-19
COISA MEDONHA
Mulher é desenterrada e estuprada um dia após ser sepultada
DOURADOS - NOVO EPICENTRO COVID-19
Dourados é novo epicentro do coronavírus em MS com mais de 300 casos confirmados
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Caixa LIBERA 2ª parcela do auxílio de R$ 600 em contas dos beneficiários, veja os meses
ABSURDO
Médica relata ter sofrido agressões por parte de frequentadores de 'festas de corona'