Menu
SADER_FULL
sábado, 24 de julho de 2021
Busca
Brasil

Prefeitura de Caarapó realiza curso de Libras

15 Set 2010 - 09h00Por Caarapó News

Com o objetivo de proporcionar aos ouvintes um primeiro contato com a língua brasileira de sinais, que é a primeira língua do surdo, a prefeitura de Caarapó, em parceria com o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimentos às Pessoas com Surdez (CAS), órgão vinculado à Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, iniciou no último dia 13 a 2ª Oficina de Libras em sistema de módulos.

 

De acordo com a responsável pela Educação Especial em Caarapó, a psicóloga Thelma Molina, o público alvo são os educadores do município envolvendo professores, monitores, merendeiras, além de surdos, familiares e comerciários. Aproximadamente 60 pessoas foram inscritas para participarem da capacitação. As aulas estão sendo ministradas pelo instrutor surdo, Jeferson Soares Candia, lotado no CAS de Campo Grande.

 

Thelma disse ainda que a 2ª Oficina de Libras, está dividida em três módulos. O primeiro terá uma duração de 60 horas/aula e teve início  na última segunda-feira na Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos. E serão realizadas durante três semanas seguidas. As capacitações acontecem de segunda à sexta-feira das 13 às 16h30 e das 18h30 às 22h. Já o segundo módulo será realizado no  1° semestre de 2011 e o terceiro módulo no 2º semestre também de 2011.

 

A psicóloga falou também que a capacitação além proporcionar a divulgação da língua do surdo, serve também para mostrar a sua cultura. “É interessante as pessoas saberem que eles também possuem uma cultura, que conhecem o mundo através de estímulos visuais, além de terem sua personalidade”, comentou.

 

Thelma acrescentou  que a inclusão de pessoas com deficiência na escola é garantida pela Constituição Federal de 1988, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, e outras específicas.

Segundo o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), as pessoas com surdez têm o mesmo valor e direitos que as outras, daí a necessidade de sempre está realizando as capacitações, para que haja cada vez mais uma maior interação com as demais pessoas. “Temos procurado a cada ano manter o convênio com o CAS, devido a grande importância do curso não somente para as pessoas surdas, mas para a sociedade em geral”, disse

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica
TRAGÉDIA NO RIO
Barco vira com nove pessoas matando 3 crianças e 3 adultos
REVOLTA
Mulher tem parte do rosto destruído por ataque de pitbull sem coleira; assista
FLAGRA
Vigilante descobre traição e mata amante da esposa com 3 tiros
SOB INVESTIGAÇÃO
"Te achei!", gritou suspeito antes de matar jovem de 16 anos com 10 tiros
CRIME PASSIONAL
Homem mata a ex-mulher e atira contra a própria cabeça