Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Prefeitura de Caarapó realiza curso de Libras

15 Set 2010 - 09h00Por Caarapó News

Com o objetivo de proporcionar aos ouvintes um primeiro contato com a língua brasileira de sinais, que é a primeira língua do surdo, a prefeitura de Caarapó, em parceria com o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimentos às Pessoas com Surdez (CAS), órgão vinculado à Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, iniciou no último dia 13 a 2ª Oficina de Libras em sistema de módulos.

 

De acordo com a responsável pela Educação Especial em Caarapó, a psicóloga Thelma Molina, o público alvo são os educadores do município envolvendo professores, monitores, merendeiras, além de surdos, familiares e comerciários. Aproximadamente 60 pessoas foram inscritas para participarem da capacitação. As aulas estão sendo ministradas pelo instrutor surdo, Jeferson Soares Candia, lotado no CAS de Campo Grande.

 

Thelma disse ainda que a 2ª Oficina de Libras, está dividida em três módulos. O primeiro terá uma duração de 60 horas/aula e teve início  na última segunda-feira na Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos. E serão realizadas durante três semanas seguidas. As capacitações acontecem de segunda à sexta-feira das 13 às 16h30 e das 18h30 às 22h. Já o segundo módulo será realizado no  1° semestre de 2011 e o terceiro módulo no 2º semestre também de 2011.

 

A psicóloga falou também que a capacitação além proporcionar a divulgação da língua do surdo, serve também para mostrar a sua cultura. “É interessante as pessoas saberem que eles também possuem uma cultura, que conhecem o mundo através de estímulos visuais, além de terem sua personalidade”, comentou.

 

Thelma acrescentou  que a inclusão de pessoas com deficiência na escola é garantida pela Constituição Federal de 1988, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, e outras específicas.

Segundo o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), as pessoas com surdez têm o mesmo valor e direitos que as outras, daí a necessidade de sempre está realizando as capacitações, para que haja cada vez mais uma maior interação com as demais pessoas. “Temos procurado a cada ano manter o convênio com o CAS, devido a grande importância do curso não somente para as pessoas surdas, mas para a sociedade em geral”, disse

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho