Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Prefeitura de Caarapó promove seminário para mulheres

12 Jul 2006 - 14h12

A Prefeitura de Caarapó promoveu na última terça-feira, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, o seminário Maria-Maria – Em busca da cidadania, direcionado às mulheres que integram os vários grupos do Projeto Maria-Maria, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ação Social. O evento reuniu cerca de 200 mulheres da sede do Município e dos distritos de Cristalina e Nova América, e representantes da Reserva Indígena Guarani-Kaiowá Te´ýikue.

 

O encontro foi prestigiado pelo prefeito Mateus Palma de Farias (PL) e pela vice Teresinha Batista (PT), com participação do secretário municipal de Ação Social, psicólogo José Emilson Silva Ortega, da coordenadora do Projeto Maria-Maria no Município, Maria Lúcia Barbosa de Medeiros, e da coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Márcia Ratti, que representou a Superintendência da Política de Assistência Social da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária de Mato Grosso do Sul.

Mateus Palma de Farias disse que o Projeto Maria-Maria já se consolidou no Município. “as ações desenvolvidas se converteram em um política importante no contexto das políticas públicas de combate à pobreza”, declarou, acrescentando que o trabalho desenvolvido pela área social da administração está atingindo os objetivos, na media em que “já estão sendo colhidos os frutos da geração de renda pelos grupos de mulheres que participam do projeto”. A vice-prefeita Teresinha Batista defendeu o desenvolvimento de programa “que trazem mais vida e possibilitem investimentos nas pessoas” e “que propiciem a construção de uma sociedade mais cidadã, em cujo seio as pessoas possam viver melhor”.

O Projeto Maria-Maria foi criado pela prefeitura de Caarapó em 1999, através da Secretaria Municipal de Ação Social, com o objetivo de contribuir para a construção da cidadania feminina, ampliar sua autonomia econômica e propiciar sua inclusão social, contribuindo para a elevação de sua auto-estima.

 

Atualmente, a administração do prefeito Mateus Palma de Farias tem investido na diversificação das ações do projeto, com apoio da área social dos governos estadual e federal, visando combater a desigualdade de gênero e consolidando uma política de economia solidária, fortalecendo a autonomia da mulher para sua inserção no setor produtivo e investindo nos grupos de mulheres com cursos de qualificação, eventos e oficinas continuadas. Um exemplo são os cursos oferecidos, como o de malharia, corte e costura, pintura, aperfeiçoamento em pintura, crochê, manicure e pedicure.

 

A palestra central do evento – que enfocou assuntos relacionados à economia solidária e o enfrentamento dos problemas sociais -, foi proferida pela economista Maria Clara Silva de Rezende Vale, de Campo Grande, especialista em Ciências Sociais e em sociopsicoterapia, mestre em Educação e doutoranda em Desenvolvimento Local.

 

No encerramento do encontro, cerca de 200 mulheres receberam certificados de participação nas ações do Projeto Maria-Maria.

 

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS