Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Prefeitura de Caarapó capacita jovens do Juventude Cidadã

9 Out 2006 - 13h18
A Prefeitura de Caarapó está realizando capacitação de 200 jovens que integram o projeto Juventude Cidadã, iniciado em setembro. O projeto é resultado de parceria entre o município, através da Secretaria de Ação Social, e o governo federal, por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego, e prevê formação profissional de mão-de-obra jovem, aliada à prestação de serviços à comunidade, possibilitando a sua inserção no mercado de trabalho.
O projeto, que tem duração prevista até abril de 2007, oferece capacitação no ramo de corte de aves, desossador, panificação, mecânica, secretariado e eletricidade predial. As aulas são ministradas no Centro da Criança e do Adolescente, no período da manhã, e na Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos, à tarde, por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e professores contratados pela prefeitura.
O secretário de Ação Social de Caarapó, psicólogo José Emílson Silva Ortega, explica que o projeto Juventude Cidadã trabalha com quatro vertentes. “Além da capacitação por meio dos cursos, os jovens prestam serviços voluntários à comunidade, realizam ações que promovem a sua escolaridade e podem ser inseridos no mercado de trabalho, pois são encaminhados para estágios e contratações”, esclarece Ortega.
Nesse sentido, o projeto recebe apoio de entidades e organizações governamentais e não-governamentais, a exemplo do Centro Educacional Marie-Ariane (Cema), Asilo Frei Eucário, Apae e rede municipal de educação. “A nossa intenção é ampliar as parcerias, com atração de outras entidades e segmentos da sociedade”, esclareceu o secretário. Ele informou ainda que apóiam o projeto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através da Agência Pública de Emprego e Comissão Municipal de Emprego, e a Secretaria Municipal de Educação, que oferece estrutura física e parte dos recursos humanos.
Em visita ao projeto, na semana passada, o prefeito Mateus Palma de Farias disse que investir em capacitação é preparar o jovem para conquistar o futuro. “Essa conquista passa pela preparação da nossa juventude para o emprego, para que o jovem entre no mercado de trabalho com segurança e a certeza de que é capaz de exercer uma profissão que corresponda às necessidade do mercado”, disse o prefeito.
A capacitação do projeto Juventude Cidadã integra a proposta da administração municipal relacionada ao Programa Jovem Aprendiz. Desde o início da atual gestão, a prefeitura promoveu capacitação para 80 jovens através do projeto Escola de Fábrica, com cursos de qualificação de mão-de-obra. Linha semelhante segue o projeto Agente Jovem, com participação de 20 membros. Com os 200 participantes do Juventude Cidadã, em menos de dois anos o número de jovens beneficiados com cursos de capacitação chega a 300.
 
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis