Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Prefeitura de Caarapó capacita jovens do Juventude Cidadã

9 Out 2006 - 13h18
A Prefeitura de Caarapó está realizando capacitação de 200 jovens que integram o projeto Juventude Cidadã, iniciado em setembro. O projeto é resultado de parceria entre o município, através da Secretaria de Ação Social, e o governo federal, por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego, e prevê formação profissional de mão-de-obra jovem, aliada à prestação de serviços à comunidade, possibilitando a sua inserção no mercado de trabalho.
O projeto, que tem duração prevista até abril de 2007, oferece capacitação no ramo de corte de aves, desossador, panificação, mecânica, secretariado e eletricidade predial. As aulas são ministradas no Centro da Criança e do Adolescente, no período da manhã, e na Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos, à tarde, por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e professores contratados pela prefeitura.
O secretário de Ação Social de Caarapó, psicólogo José Emílson Silva Ortega, explica que o projeto Juventude Cidadã trabalha com quatro vertentes. “Além da capacitação por meio dos cursos, os jovens prestam serviços voluntários à comunidade, realizam ações que promovem a sua escolaridade e podem ser inseridos no mercado de trabalho, pois são encaminhados para estágios e contratações”, esclarece Ortega.
Nesse sentido, o projeto recebe apoio de entidades e organizações governamentais e não-governamentais, a exemplo do Centro Educacional Marie-Ariane (Cema), Asilo Frei Eucário, Apae e rede municipal de educação. “A nossa intenção é ampliar as parcerias, com atração de outras entidades e segmentos da sociedade”, esclareceu o secretário. Ele informou ainda que apóiam o projeto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através da Agência Pública de Emprego e Comissão Municipal de Emprego, e a Secretaria Municipal de Educação, que oferece estrutura física e parte dos recursos humanos.
Em visita ao projeto, na semana passada, o prefeito Mateus Palma de Farias disse que investir em capacitação é preparar o jovem para conquistar o futuro. “Essa conquista passa pela preparação da nossa juventude para o emprego, para que o jovem entre no mercado de trabalho com segurança e a certeza de que é capaz de exercer uma profissão que corresponda às necessidade do mercado”, disse o prefeito.
A capacitação do projeto Juventude Cidadã integra a proposta da administração municipal relacionada ao Programa Jovem Aprendiz. Desde o início da atual gestão, a prefeitura promoveu capacitação para 80 jovens através do projeto Escola de Fábrica, com cursos de qualificação de mão-de-obra. Linha semelhante segue o projeto Agente Jovem, com participação de 20 membros. Com os 200 participantes do Juventude Cidadã, em menos de dois anos o número de jovens beneficiados com cursos de capacitação chega a 300.
 
 
 
Diário MS

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA