Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 18 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Prefeitura compra 4 ônibus novos e reforça o transporte escolar de Caarapó

7 Fev 2011 - 13h32Por Fátima News

A prefeitura de Caarapó acaba de realizar uma importante ação para o acesso dos alunos da zona rural à educação. Trata-se da aquisição de quatro ônibus novos, sendo dois de 29 lugares e outros dois com capacidade para 44 passageiros, todos equipados com cinto de segurança e acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como rampa de acesso e cadeira de rodas, comprados no âmbito do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação (MEC). Os veículos vêm de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com prazo de pagamento de 72 meses.

 

Os novos veículos de transporte escolar de Caarapó começam a rodar hoje (8), data do início do ano letivo na rede municipal de educação de Caarapó. Dados da Secretaria de Educação do município revelam que o sistema de transporte escolar municipal tem uma frota de 32 veículos, dos quais 15 são próprios da municipalidade e 17 terceirizados, que percorrem diariamente uma distância de 4.182 quilômetros. As aulas começam com 3,3 mil alunos matriculados nas escolas urbanas e rurais de ensino fundamental e nos centros municipais de educação infantil.

 

Caminho da Escola

O Programa Caminho da Escola, do MEC, foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

 

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias (estradas e rios) da zona rural brasileira.

 

Em 2010, foram adquiridos pelo governo federal 6.225 veículos – 4.363 por meio de convênios com o FNDE; 1.115 com recursos próprios dos municípios; e 747 por meio de financiamento do BNDES.

 

Em Caarapó, a rede municipal de ensino possui três escolas de ensino fundamental na zona urbana – Moacir Franco de Carvalho, Cândido Lemes dos Santos e Rui Barbosa. Na zona rural, funcionam as escolas Ñandejara-Pólo, com extensão nas salas Loide Bonfim Andrade, Saverá e Bocajá, todas na Reserva Indígena Te’ýikue. Na educação infantil, são cinco unidades: Dona China, Julio Ushigima, Armando Campos Belo, Aristides da Silva Maciel da Silva e Rita Tereza de Araújo Silva, no distrito de Nova América, com extensão no distrito de Cristalina. O sexto centro de educação infantil está em fase de conclusão: a Creche Frei Mateus, com capacidade para 200 alunos. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros