Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Prefeitura compra 4 ônibus novos e reforça o transporte escolar de Caarapó

7 Fev 2011 - 13h32Por Fátima News

A prefeitura de Caarapó acaba de realizar uma importante ação para o acesso dos alunos da zona rural à educação. Trata-se da aquisição de quatro ônibus novos, sendo dois de 29 lugares e outros dois com capacidade para 44 passageiros, todos equipados com cinto de segurança e acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como rampa de acesso e cadeira de rodas, comprados no âmbito do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação (MEC). Os veículos vêm de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com prazo de pagamento de 72 meses.

 

Os novos veículos de transporte escolar de Caarapó começam a rodar hoje (8), data do início do ano letivo na rede municipal de educação de Caarapó. Dados da Secretaria de Educação do município revelam que o sistema de transporte escolar municipal tem uma frota de 32 veículos, dos quais 15 são próprios da municipalidade e 17 terceirizados, que percorrem diariamente uma distância de 4.182 quilômetros. As aulas começam com 3,3 mil alunos matriculados nas escolas urbanas e rurais de ensino fundamental e nos centros municipais de educação infantil.

 

Caminho da Escola

O Programa Caminho da Escola, do MEC, foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

 

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias (estradas e rios) da zona rural brasileira.

 

Em 2010, foram adquiridos pelo governo federal 6.225 veículos – 4.363 por meio de convênios com o FNDE; 1.115 com recursos próprios dos municípios; e 747 por meio de financiamento do BNDES.

 

Em Caarapó, a rede municipal de ensino possui três escolas de ensino fundamental na zona urbana – Moacir Franco de Carvalho, Cândido Lemes dos Santos e Rui Barbosa. Na zona rural, funcionam as escolas Ñandejara-Pólo, com extensão nas salas Loide Bonfim Andrade, Saverá e Bocajá, todas na Reserva Indígena Te’ýikue. Na educação infantil, são cinco unidades: Dona China, Julio Ushigima, Armando Campos Belo, Aristides da Silva Maciel da Silva e Rita Tereza de Araújo Silva, no distrito de Nova América, com extensão no distrito de Cristalina. O sexto centro de educação infantil está em fase de conclusão: a Creche Frei Mateus, com capacidade para 200 alunos. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS