Menu
SADER_FULL
segunda, 14 de junho de 2021
Busca
Brasil

Prefeitos ignoram reunião sobre o hospital do câncer

18 Mar 2010 - 10h03Por Diário MS
Prefeitos de 33 municípios da região da Grande Dourados simplesmente ignoraram a reunião agendada para ontem, que tinha como principal objetivo discutir a construção do Hospital do Câncer de Dourados. Dos 34 prefeitos convidados para o encontro, realizado no gabinete do prefeito Ari Artuzi (PDT), apenas um compareceu – Edson Perez Ibrahim, de Batayporã. Outros seis municípios enviaram representantes e o restante simplesmente ignorou o convite. A ausência de representantes da grande maioria dos municípios convidados gerou críticas das autoridades políticas e de saúde pública presentes na reunião.
De acordo com a presidente da ACCGD (Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados), Virgínia Magrini, a reunião foi marcada com o objetivo de formar um consórcio com todos os municípios que enviam pacientes para tratamento em Dourados. A idéia é acelerar as obras do Hospital do Câncer, que ainda depende de investimentos de R$ 2 milhões para conclusão. “As prefeituras precisam se envolver mais. Para terminar a obra, precisamos da ajuda de todos”, disse ela. “Só quem já viveu um câncer sabe da importância de um atendimento de qualidade. Aqui, os médicos pegam a gente no colo e nos ajudam a lutar pela vida”, disse ela.
Apenas o prefeito de Batayporã participou da reunião. Outros seis municípios mandaram representantes – Laguna Carapã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Itaporã, Aral Moreira e Vicentina. Outras 26 cidades não atenderam ao convite.
Revoltado com a ausência dos prefeitos da região, Ari Artuzi pediu para agendar uma nova reunião e lembrou que, apesar da falta de compromisso com o Hospital do Câncer, as prefeituras continuam contando com o atendimento prestado em Dourados. “A maioria não veio aqui hoje, mas as ambulâncias trazendo pacientes dessas cidades continuam chegando todos os dias”, reclamou o prefeito.
Único prefeito entre os convidados a participar da reunião, Edson Ibrahim disse que os municípios não deram “a importância necessária” ao evento e pediu um reforço na conscientização desses representantes políticos. “Muitos médicos, autoridades e até os próprios pacientes preferem o tratamento no hospital de Barretos, mas, presente aqui, conhecendo a realidade, percebi que é preciso uma maior conscientização dos prefeitos sobre o tratamento que existe em Dourados”, disse ele.
O secretário de Saúde, Mário Eduardo Rocha, lembrou que ninguém está livre do câncer – segundo ele, todas as pessoas têm quase 30% de chance de desenvolver algum tipo de câncer até os 90 anos de idade. “Todos precisam estar envolvidos, inclusive as entidades e os municípios da região. Não é um problema de terceiros, mas sim de todos nós. Ninguém está livre da doença”, disse o secretário, que é médico.
A média oncologista Viviane Andreatta disse que em 2009 o serviço oncológico de Dourados fez o diagnóstico e o tratamento de 1.050 pacientes com câncer, boa parte deles de municípios da região. “Na cidade, o número de pessoas atendidas não parece grande, mas quando todos esses pacientes chegam aqui, é preciso ter estrutura necessária para atendê-los”, afirmou a médica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta