Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 9 de maio de 2021
Busca
Brasil

Prefeitos da região Norte recebem Plano de Desenvolvimento

1 Dez 2004 - 15h41

Os nove prefeitos da Região Norte de MS integrantes da pesquisa “Estudos dos Cenários de Desenvolvimento” receberam na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro, em São Gabriel do Oeste o Plano de Desenvolvimento de cada município elaborado pela Universidade Católica Dom Bosco em parceria com o Sebrae/MS.  A solenidade aconteceu no auditório da UCDB em São Gabriel do Oeste e contou com a participação do superintendente do Sebrae/MS, Vagner Simone Martins.

A pesquisa foi feita durante o ano de 2004 e o resultado foram três estudos que poderão ajudar o desenvolvimento dos municípios de Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Coxim, Camapuã, Costa Rica, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora. São eles: Diagnóstico Sistêmico, Mapa de Empreendedorismo e Plano de Desenvolvimento do Turismo.

O coordenador do projeto, professor Tales de Souza Campos, lembrou que sem a parceria do Sebrae/MS não haveria como levar o projeto a diante e solicitou a atenção dos prefeitos para que se empenhem na tentativa de dar continuidade as propostas do grupo de pesquisadores. Durante seu discurso, ele agradeceu a participação dos Agentes de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) que colaboraram significativamente na pesquisa de campo.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul),   Waldeli dos Santos Rosa, que também é prefeito de Costa Rica, falou em nome dos prefeitos integrantes do projeto e agradeceu a parceria com o Sebrae/MS. “Parece pouco, mas para nós essa pesquisa é muito importante. E esses parceiros são apoio que o futuro desenvolvimento dos municípios precisam”, disse.

Waldeli Rosa também pediu que o apoio continuasse, principalmente que o assunto “Desenvolvimento Econômico” fosse levado para as salas de aula de ensino superior. A idéia foi reforçada pelo superintendente do Sebrae/MS, Vagner Simone, que confirmou a necessidade de fixar o jovem no interior e de unir as comunidades em torno dos mesmos objetivos. “Se vocês querem mais apoio o Sebrae/MS está aqui para trabalhar pelo sucesso da região, é só uma questão de se unirem”, afirmou.

Para o vice-prefeito de São Gabriel do Oeste, José Ribeiro, a pesquisa servirá de base para o município alavancar o desenvolvimento assim como deve acontecer também na Região Norte. “Nós vamos utilizar a pesquisa”, afirmou.

 

Estudos – Os dois diagnósticos resultantes da pesquisa: Diagnóstico Sistêmico e o Mapa de Empreendedorismo, além do Plano de Desenvolvimento do Turismo foram entregue em livro e em CD para cada prefeito. Em breve os dados estarão disponíveis na internet.

No Plano de Desenvolvimento do Turismo os pesquisadores fizeram levantamento dos atrativos existentes em cada município e do potencial que ainda pode ser explorado. Entre as perspectivas futuras de desenvolvimento nessa área a pesquisa indica o turismo rural, tecnológico, de pesca entre outros. Entre os possíveis parceiros está o Sebrae/MS, prefeituras e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa).

O Diagnóstico Sistêmico avaliou os recentes planos de desenvolvimento sustentável para a Região Norte e avaliou a coerência entre as potencialidades e a evolução dos trabalhos. Entre as descobertas está a de que existe baixo apoio das prefeituras e que a iniciativa de maior sucesso, no momento, são os Fóruns de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (DLIS) com seus agentes Dlis. A sugestão dos pesquisadores aos prefeitos é que seja criada a Agência Regional de Desenvolvimento e que aumente a articulação com as unidades de ensino superior.

O último diagnóstico resultante da pesquisa, Mapa de Empreendedorismo, traz em um CD Rom interativo dados estatísticos de cada município, potencial econômico, indicadores sociais e dados sobre a produção local. A intenção é que os dados atualizados, e em uma única fonte, possam ser divulgados com mais facilidades para empresários interessados em investir na região.

 

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo