Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Prefeito de Caarapó prestigia inauguração de agroindústria

29 Set 2006 - 10h46
 

O prefeito de Caarapó Mateus Palma de Farias (PL) participou no último de 20 da solenidade de inauguração da agroindústria de mandioca congelada “Ki-Cozinha”, do produtor Walter Baratella, localizada na Comunidade Saiju, zona rural de Caarapó. O empreendimento foi implantado com apoio do Programa de Verticalização da Produção da Agricultura Familiar em MS (Prove Pantanal) e parceria com a prefeitura.

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita Teresinha Batista, o presidente da Câmara, Sérgio Sacoman (PP), o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Ivan de Oliveira Santos, o coordenador técnico Regional de Dourados, José Carlos Diagoné, os secretários municipais de Caarapó, Roberto Sanches Nakayama (Desenvolvimento Econômico) e Ismael Martins Guevara (Educação e Esportes), o vereador Aparecido Santos (PL), o representante da Rede ABV Supermercados, Leonildo Dalagasperina, além de presidentes de associações, entidades, convidados e moradores da comunidade.

O prefeito Mateus Palma de Farias (PL) disse em seu pronunciamento que uma das grandes barreiras não só da administração municipal, mas de todo o país, é a geração de empregos. “Exemplos como a Agroindústria Ki-Cozinha deverão ser seguidos por outras pessoas e até por outros municípios”, disse o prefeito. Ele destacou que “o produtor Valter Baratella começou sozinho, não desanimou, buscou parcerias e o resultado está aí: 1.000 quilos produzidos em média por dia, geração de imposto e emprego para 18 pessoas”.

O Prove Pantanal disponibiliza os projetos de financiamento, capacitação, assistência técnica e apoio ao marketing e comercialização. Durante os seus oito anos de funcionamento, o programa apoiou a instalação de 210 agroindústrias. O programa é coordenado e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Instituto de Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de MS (Idaterra), com o apoio do Iagro, Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Sanesul e Secretaria de Estado de Receita e Controle (Serc).

A Agroindústria Ki-Cozinha está localizada na BR 163, sítio Santo Antônio, atendendo hoje os municípios de Caarapó, Dourados e Naviraí. Outras informações no telefone 67 9606-1490.

No mesmo dia, o prefeito Mateus Palma de Farias inaugurou uma sala de informática com seis computadores e uma impressora na Escola Municipal Tiradentes. Os equipamentos foram adquiridos através da Associação de Moradores da Comunidade Saiju, em parceria com a prefeitura de Caarapó. Na primeira etapa, 31 alunos serão beneficiados com aulas às quartas-feiras e aos sábados.

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS