Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Prefeito de Aquidauana é afastado por usar funcionários

28 Set 2006 - 07h18

A juíza da 1ª Vara Cívil de Aquidauana, Simone Nakamatsu, determinou nesta quarta-feira o afastamento por 30 dias do prefeito do município, Felipe Orro (PSDB), e da secretária de Saúde, Viviane Nogueira, por improbidade administrativa. Eles são acusados de usar a máquina administrativa para beneficiar alguns candidatos, entre eles o candidato a deputado estadual, Ricardo Bacha (PPS).

Segundo o juiz eleitoral, José Andrade Neto, a Justiça Eleitoral junto com o Ministério Público Eleitoral constaram que o prefeito e a secretária estavam usando os funcionários públicos do município para fazer campanha política. Os funcionários eram obrigados a participar de carreatas e para isso fechavam as repartições públicas em horário de expediente. Em um comitê eleitoral, foram encontrados notas de vários produtos, entre eles combustíveis, em nome da prefeitura. O comitê era coordenado por um funcionário público.

Dois funcionários e um comissionado foram demitidos, segundo Neto, por que se recusaram a trabalhar para o candidato imposto pelo prefeito. Uma outra irregularidade encontrada, é que o prefeito baixou uma portaria reduzindo a carga horária de agentes de saúde, de 8 para 6 horas, sendo que os mesmos agentes seriam contratados no período reduzido, de duas horas, para trabalhar como cabos eleitorais.

Uma funcionária pública prestou declaração e confirmou que os funcionários eram liberados em horário de expediente para fazer campanha e participar de passeatas. O pedido de afastamento do prefeito e da secretária foi feito pelo Ministério Público Estadual.

Já no âmbito da Justiça Eleitoral, Orro vai receber uma representação por usar a máquina administrativa em campanha. O prefeito pode pagar multa, caso seja condenado. Já Ricardo Bacha, que também vai receber representação, pode ter o registro de candidatura cassado, e caso seja eleito, pode ter o diploma cassado. Quem assume a prefeitura durante o afastamento de Orro é o vice-prefeito, José Henrique Trindade.

 

 

TV Morena

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço