Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
quinta, 9 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Preços globais recordes não alcançam a carne de frango

8 Jan 2011 - 09h18Por Avisite

A constatação, feita pela Organização das Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) de que os alimentos iniciam o ano com preços globais recordes abrange o conjunto das três principais carnes negociadas internacionalmente (bovina, suína e de frango), mas não a carne de frango, individualmente, cujo preço médio permanece bem aquém do alcançado na fase pré-crise econômica mundial, em 2008.

Na verdade, o Índice médio das três carnes continua sendo fortemente influenciado (para cima) pela carne de frango, que superou o desempenho das outras duas carnes de 2007 para cá.

Mas depois de (comparativamente à média registrada entre 2002 e 2004) quase dobrar de preço no final de 2008, a carne de frango experimentou forte perda de preço em 2009 e, a despeito da recuperação mais recente, continua sendo negociada por valor cerca de 15% inferior ao atingido quase dois anos e meio atrás.

Embora não tenha alcançado a exuberância demonstrada pelo frango, a carne suína apresentou desempenho idêntico nas fases pré-crise, crise e pós-crise. Ou seja: após as altas, também perdeu preço em 2009, sem recuperá-lo até agora. A carne bovina foi a que menos se beneficiou da fase de alta observada momentos antes da eclosão da crise econômica mundial.

Assim, enquanto naquela ocasião os preços do frango registravam evolução superior a 90% (em relação a 2000-2004), os da carne bovina mal conseguiam um incremento de 15%. Em contrapartida a bovina é a única das três carnes a registrar, no momento, preços historicamente recordes

Leia Também

FENÔMENO DA NATUREZA
Vem aí a chuva de estrelas mais brilhante e colorida de 2021
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em Jeremias
SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam