Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Preço do etanol cai, mas gasolina ainda é vantajosa em MS

31 Mai 2011 - 12h35

Os preços do etanol hidratado – que é utilizado como combustível nos carros flex – nos postos brasileiros caíram em todos os 26 estados e no Distrito Federal, de acordo com dados coletados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) na semana encerrada no dia 27. Na média do país, já é indiferente utilizar etanol ou gasolina. A gasolina ainda é vantajosa em Mato Grosso do Sul, devido à queda no preço.

Em São Paulo, maior estado consumidor, a queda foi de 4,12% na semana. Em um mês, as cotações do etanol recuaram 20,64% nos postos paulistas. A maior queda semanal foi verificada no Paraná, de 9,62%; seguido de Mato Grosso, com 7,88%; e Distrito Federal, com 6,69%.

O preço médio em São Paulo ficou em 1,696 real por litro, ante 1,769 real na semana anterior. No Paraná, o preço médio ficou em 1,738 real. No período de um mês, a maior queda foi verificada no estado de Mato Grosso, onde a cotação média recuou 30,37%; seguida do Paraná, com 23,57%.

Na média de preços do Brasil, a gasolina atingiu o equilíbrio com o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média nacional do preço da gasolina, que foi de 2,813 reais por litro, o valor do etanol é competitivo até 1,969 real por litro. Como o custo médio do produto na bomba ficou em 2,076 reais, os preços dos dois combustíveis estão na faixa de indiferença, entre 70% a 70,5%.

O preço mínimo registrado no país para o álcool foi de 1,37 real por litro, registrado no estado de São Paulo. O preço máximo foi de 2,99 reais por litro, verificado no Rio Grande do Sul. Na média de preços, o menor preço médio foi 1,589 real por litro, apurado em Mato Grosso; e o maior, em Rondônia, a 2,649 reais por litro.

Centro-Sul – Apesar da queda na média nacional, em 22 Estados e no Distrito Federal ainda é mais vantajoso abastecer com gasolina. O etanol é competitivo somente no Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso. A volta da competitividade do etanol nestes estados do Centro-Sul reflete a entrada de maior volume de etanol no mercado, com o avanço da safra 2011/12. A queda nos preços ao produtor já é registrada há quase um mês, e agora esse valor menor começa a chegar às bombas.

A vantagem do etanol é calculada considerando-se que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. De acordo com os dados da ANP compilados pelo AE-Taxas, em São Paulo, o preço do etanol está em 62,15% do preço da gasolina. Em Goiás, a relação é de 64,60% e em Mato Grosso, de 57,20%. No Paraná, a relação é de 64,47%. A gasolina está mais vantajosa, principalmente, no Piauí, pois o preço do etanol é 90,14% do valor da gasolina, e em Rondônia, onde a relação é de 88,86%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro