Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Preço do etanol cai, mas gasolina ainda é vantajosa em MS

31 Mai 2011 - 12h35

Os preços do etanol hidratado – que é utilizado como combustível nos carros flex – nos postos brasileiros caíram em todos os 26 estados e no Distrito Federal, de acordo com dados coletados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) na semana encerrada no dia 27. Na média do país, já é indiferente utilizar etanol ou gasolina. A gasolina ainda é vantajosa em Mato Grosso do Sul, devido à queda no preço.

Em São Paulo, maior estado consumidor, a queda foi de 4,12% na semana. Em um mês, as cotações do etanol recuaram 20,64% nos postos paulistas. A maior queda semanal foi verificada no Paraná, de 9,62%; seguido de Mato Grosso, com 7,88%; e Distrito Federal, com 6,69%.

O preço médio em São Paulo ficou em 1,696 real por litro, ante 1,769 real na semana anterior. No Paraná, o preço médio ficou em 1,738 real. No período de um mês, a maior queda foi verificada no estado de Mato Grosso, onde a cotação média recuou 30,37%; seguida do Paraná, com 23,57%.

Na média de preços do Brasil, a gasolina atingiu o equilíbrio com o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média nacional do preço da gasolina, que foi de 2,813 reais por litro, o valor do etanol é competitivo até 1,969 real por litro. Como o custo médio do produto na bomba ficou em 2,076 reais, os preços dos dois combustíveis estão na faixa de indiferença, entre 70% a 70,5%.

O preço mínimo registrado no país para o álcool foi de 1,37 real por litro, registrado no estado de São Paulo. O preço máximo foi de 2,99 reais por litro, verificado no Rio Grande do Sul. Na média de preços, o menor preço médio foi 1,589 real por litro, apurado em Mato Grosso; e o maior, em Rondônia, a 2,649 reais por litro.

Centro-Sul – Apesar da queda na média nacional, em 22 Estados e no Distrito Federal ainda é mais vantajoso abastecer com gasolina. O etanol é competitivo somente no Paraná, São Paulo, Goiás e Mato Grosso. A volta da competitividade do etanol nestes estados do Centro-Sul reflete a entrada de maior volume de etanol no mercado, com o avanço da safra 2011/12. A queda nos preços ao produtor já é registrada há quase um mês, e agora esse valor menor começa a chegar às bombas.

A vantagem do etanol é calculada considerando-se que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. De acordo com os dados da ANP compilados pelo AE-Taxas, em São Paulo, o preço do etanol está em 62,15% do preço da gasolina. Em Goiás, a relação é de 64,60% e em Mato Grosso, de 57,20%. No Paraná, a relação é de 64,47%. A gasolina está mais vantajosa, principalmente, no Piauí, pois o preço do etanol é 90,14% do valor da gasolina, e em Rondônia, onde a relação é de 88,86%.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul