Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Preço da soja sobe em Chicago e dá alívio ao produtor

7 Nov 2006 - 09h06

Apesar de os Estados Unidos, líderes mundiais na produção da oleaginosa, anunciarem, em breve, uma safra recorde próxima de 90 milhões de toneladas, os estoques por lá também estarem maiores que os de todos os tempos e ter equilíbrio confortável entre oferta e consumo mundiais, a soja passa por um período de forte elevação de preços na Bolsa de Chicago, a meca da formação dos patamares de negociação da oleaginosa. Bom para o Brasil, pois as nuvens negras que rondavam a cultura do produto começam a se dissipar e os novos preços do mercado internacional já viabilizam ganhos até mesmo em regiões distantes do País.

Enquanto nos Estados Unidos a colheita avança e já atinge 90% da área plantada, no Brasil o plantio cobre apenas 40% da área destinada ao produto. O cenário de preços bons dá novo ânimo aos produtores brasileiros que, pela primeira vez nos últimos anos, têm clima favorável no período de plantio.

A explicação para o fato de a soja subir, mesmo com a demanda e a oferta mundiais estarem equilibradas, é que a nova formação de preços dos grãos deixou de ser determinada apenas pela demanda de alimentos, mas também pelo volume destinado à produção de agroenergia: etanol e biodiesel, principalmente. E é essa interligação entre a demanda de grãos para alimentos e para a agroenergia que está elevando os preços das commodities.

A soja sobe por falta de milho e de trigo, sendo que esses dois últimos, com os maiores preços em uma década, devem atrair os produtores na safra 2007/8, que vão aumentar a área plantada em busca de maior rentabilidade. A opção dos produtores por milho e trigo, principalmente nos Estados Unidos, deixa espaço menor para a soja.

Os números são impressionantes, segundo Fernando Muraro, da Agência Rural, de Curitiba (PR). Os norte-americanos vão colher 277 milhões de toneladas de milho neste ano, mas o consumo já supera 300 milhões de toneladas. Os estoques finais desta safra ficarão em 25,3 milhões de toneladas. A relação de estoques e consumo cai para apenas 8%, ou seja, o suficiente para apenas 31 dias de consumo nos Estados Unidos. "Isso é muito perigoso", afirma Muraro.

Há dois anos, a relação era de 20%, e os estoques garantiam 72 dias de consumo. Essa relação de estoques e consumo cai perigosamente também nos números mundiais. A safra mundial de milho deste ano deverá ficar em 690 milhões de toneladas, com queda de 0,5%. Já o consumo sobe para 722 milhões de toneladas, com alta de 3%. Os estoques, que eram de 125 milhões no ano passado, recuam para 90 milhões, ou seja, apenas 12% do consumo total.

O equilíbrio entre oferta e demanda de milho pode ficar ainda mais complicado se não houver aumento de produção por expansão de área e elevação da produtividade. Leonardo Sologuren, da consultoria Céleres, de Uberaba (MG), diz que em 2002 os Estados Unidos destinavam 21 milhões de toneladas de milho para a produção de etanol.

Em 2010, esse volume sobe para 66 milhões de toneladas. Essa demanda maior e a previsível melhor remuneração aos produtores de milho vão exigir aumento de área para o produto em detrimento da área destinada à cultura da soja. Mas a demanda por soja também é crescente com os programas de agroenergia. José Pitoli, da Coopermibra, diz que a produção de biodiesel vindo da soja cresce e que a demanda desse óleo vegetal será de 4 milhões de toneladas já nós próximos anos. Para a obtenção desse volume de óleo, serão necessários 20 milhões de toneladas de grãos de soja, acrescenta.

 

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS