Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Pré-candidatos se preparam para afastar tensão eleitoral

13 Out 2009 - 13h12Por Folha Online

Meditação, acupuntura, som, suor e contas de colar. Donos de temperamento forte e em concentração para a corrida eleitoral do ano que vem, os potenciais candidatos à Presidência da República têm receitas próprias de combate ao estresse e à ansiedade.

Em boa parte dos casos, a descoberta de técnicas de relaxamento se confunde com o calendário político. Hoje líder nas pesquisas para a Presidência, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é prova disso.

Adepto da massagem e do alongamento, Serra recorreu à acupuntura no segundo semestre de 1997, após tensa campanha e derrota na eleição para a Prefeitura de São Paulo. Nunca mais parou. "Faço acupuntura ao menos uma vez por semana. É relaxante e revigorante", diz.

Assim com as aulas de alongamento, as sessões de acupuntura são adaptadas ao excêntrico relógio biológico de Serra, que costuma dormir já de madrugada. Geralmente, elas são programadas para o fim da noite, e podem acontecer em dias de debate ou até em um 31 de dezembro, véspera de posse.

O governador também não resiste quando lhe apresentam o seu mapa astral e até já ensaiou uma aula de ioga. Mas, fazendo uma espécie de losango ao juntar polegar e indicador das duas mãos, brinca: "Se um dia eu conseguir ficar um hora assim [sem pensar], é porque não preciso mais de nada".

Presente

A iminência de um desafio eleitoral levou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff , à meditação transcendental. Em janeiro -já cotada para concorrer à Presidência pelo PT-, Dilma fez aulas por uma semana para a prática da meditação.

Enviada de Pernambuco a Brasília, a instrutora Adriane Brasileiro foi um presente do ex-prefeito de Recife e hoje secretário estadual de Articulação, João Paulo Lima (PT).

Os quatro primeiros passos para apresentação da técnica foram feitos ao lado do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT-MG). Os últimos passos são individuais.

"Tínhamos que adaptar o horário à agenda da ministra", lembra Adriane.

A meditação transcendental exige 40 minutos diários de prática: 20 pela manhã e à noite. Sem nenhum vínculo religioso, consiste na repetição mental de um mantra em sânscrito para limpeza da mente.

"Pergunte a Dilma e a Patrus sobre os benefícios da meditação transcendental", sugere João Paulo.

Procurada por intermédio de sua assessoria, Dilma não se manifestou sobre a prática.

Sax

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) se vale das aulas de saxofone. Mas, disposto a sedimentar sua candidatura na base de sustentação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, admite: "Preciso retomar as aulas de sax. Não faço outra coisa além de viajar pelo país".

Já a senadora Marina Silva (PV-AC), embora não se considere propensa ao estresse, busca o que chama de janela: "Manter a mente ocupada com assuntos que interessam fora da pauta política".

"Também faço artesanato. A maioria dos colares que uso foi desenhada e feita manualmente por mim, quase sempre esculpindo sementes. E gosto de costurar, quando possível", conta a senadora.
"Fazer poesia, ou algo que generosamente chamo de poesia, é outra atividade que me dá muita satisfação", acrescentou.

Evangélica, Marina não abandona a Bíblia. "Creio que o que me dá tranquilidade, mesmo diante de muitas pressões, é minha fé em Deus. Leio sempre a Bíblia, que me acompanha em todos os lugares", disse.

Disputando com Serra o direito de representar o PSDB na eleição presidencial de 2010, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, faz ginástica regularmente e também joga futebol com os amigos uma vez por semana. À noite.

Em 2006, no auge da briga interna para a escolha do candidato do PSDB à Presidência, Aécio -um dos cotados- justificou-se ao atender, ofegante, o telefone. "Desculpe. Tenho de jogar bola. Senão, fico como os outros", disse.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda