Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 26 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Pré-candidatos se preparam para afastar tensão eleitoral

13 Out 2009 - 13h12Por Folha Online

Meditação, acupuntura, som, suor e contas de colar. Donos de temperamento forte e em concentração para a corrida eleitoral do ano que vem, os potenciais candidatos à Presidência da República têm receitas próprias de combate ao estresse e à ansiedade.

Em boa parte dos casos, a descoberta de técnicas de relaxamento se confunde com o calendário político. Hoje líder nas pesquisas para a Presidência, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é prova disso.

Adepto da massagem e do alongamento, Serra recorreu à acupuntura no segundo semestre de 1997, após tensa campanha e derrota na eleição para a Prefeitura de São Paulo. Nunca mais parou. "Faço acupuntura ao menos uma vez por semana. É relaxante e revigorante", diz.

Assim com as aulas de alongamento, as sessões de acupuntura são adaptadas ao excêntrico relógio biológico de Serra, que costuma dormir já de madrugada. Geralmente, elas são programadas para o fim da noite, e podem acontecer em dias de debate ou até em um 31 de dezembro, véspera de posse.

O governador também não resiste quando lhe apresentam o seu mapa astral e até já ensaiou uma aula de ioga. Mas, fazendo uma espécie de losango ao juntar polegar e indicador das duas mãos, brinca: "Se um dia eu conseguir ficar um hora assim [sem pensar], é porque não preciso mais de nada".

Presente

A iminência de um desafio eleitoral levou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff , à meditação transcendental. Em janeiro -já cotada para concorrer à Presidência pelo PT-, Dilma fez aulas por uma semana para a prática da meditação.

Enviada de Pernambuco a Brasília, a instrutora Adriane Brasileiro foi um presente do ex-prefeito de Recife e hoje secretário estadual de Articulação, João Paulo Lima (PT).

Os quatro primeiros passos para apresentação da técnica foram feitos ao lado do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT-MG). Os últimos passos são individuais.

"Tínhamos que adaptar o horário à agenda da ministra", lembra Adriane.

A meditação transcendental exige 40 minutos diários de prática: 20 pela manhã e à noite. Sem nenhum vínculo religioso, consiste na repetição mental de um mantra em sânscrito para limpeza da mente.

"Pergunte a Dilma e a Patrus sobre os benefícios da meditação transcendental", sugere João Paulo.

Procurada por intermédio de sua assessoria, Dilma não se manifestou sobre a prática.

Sax

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) se vale das aulas de saxofone. Mas, disposto a sedimentar sua candidatura na base de sustentação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, admite: "Preciso retomar as aulas de sax. Não faço outra coisa além de viajar pelo país".

Já a senadora Marina Silva (PV-AC), embora não se considere propensa ao estresse, busca o que chama de janela: "Manter a mente ocupada com assuntos que interessam fora da pauta política".

"Também faço artesanato. A maioria dos colares que uso foi desenhada e feita manualmente por mim, quase sempre esculpindo sementes. E gosto de costurar, quando possível", conta a senadora.
"Fazer poesia, ou algo que generosamente chamo de poesia, é outra atividade que me dá muita satisfação", acrescentou.

Evangélica, Marina não abandona a Bíblia. "Creio que o que me dá tranquilidade, mesmo diante de muitas pressões, é minha fé em Deus. Leio sempre a Bíblia, que me acompanha em todos os lugares", disse.

Disputando com Serra o direito de representar o PSDB na eleição presidencial de 2010, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, faz ginástica regularmente e também joga futebol com os amigos uma vez por semana. À noite.

Em 2006, no auge da briga interna para a escolha do candidato do PSDB à Presidência, Aécio -um dos cotados- justificou-se ao atender, ofegante, o telefone. "Desculpe. Tenho de jogar bola. Senão, fico como os outros", disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"