Menu
SADER_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Prazo para solicitar audiências de conciliação vai até dia 17 em MS

26 Out 2009 - 13h00Por TJ / MS

Interessados têm até o dia 17 de novembro para solicitar a realização de audiências na Semana da Conciliação que em Mato Grosso do Sul acontece de 3 a 11 de dezembro. Advogados e partes devem procurar as respectivas varas onde os processos tramitam e manifestar o interesse em agendar uma audiência. É importante respeitar o prazo que se encerra na 2ª quinzena de novembro.

O movimento no Estado está sendo organizado por uma comissão coordenada pela Des.Tânia Garcia de Freitas Borges, com ações promovidas para garantir o sucesso da mobilização em prol do ato de conciliar como solução para os conflitos que chegam ao judiciário.

Uma das atividades é a realização de diversas reuniões com públicos específicos, diretamente ligados à eficácia da Semana da Conciliação, desde juízes, membros do Ministério Público, Defensoria até partes como concessionárias de serviços públicos.

Na quinta-feira, dia 22, aconteceu o encontro dos integrantes da comissão com os magistrados que atuam nos juizados especiais e também com representantes de bancos e financeiras. Na sexta (23), a reunião foi com as empresas de telefonia.

Nesta semana seguem as atividades preparatórias. Estão marcados encontros com as concessionárias de serviços públicos, procuradores do Município de Campo Grande e do Estado e também com representantes do Ministério Público e da Defensoria. O objetivo da Semana da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é mobilizar o judiciário de todo o país, operadores do Direito e sociedade em geral, no sentido de desenvolver a cultura conciliatória como um mecanismo eficiente para a efetiva solução dos conflitos judiciais.

A campanha é uma ótima oportunidade de divulgar o que é a conciliação, ainda mais quando, via de regra, a mentalidade dominante persiste em reconhecer na decisão judicial o único caminho de solução do caso, dentro da ótica de ganhar ou perder. No entanto, a evolução do direito, concatenada com o próprio desenvolvimento da sociedade, traz a tendência, apontada por diversos estudiosos e agentes da justiça, para soluções alternativas, até mesmo para as penas criminais longe dos presídios.

O magistrado e professor no Estado do Paraná, Roberto Portugal Bacellar, defende, num de seus livros, o conceito de que a “conciliação é o acordo de vontades, em que as pessoas fazem concessões mútuas a fim de solucionar o conflito”. Esta visão deve estar presente em quem se propõe a participar de uma audiência de conciliação, até mesmo porque no litígio o risco daquele que não pretende ceder em nenhum ponto é de perder a causa por inteiro.

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJMS, Alexandre Corrêa Leite, as perspectivas para a Semana da Conciliação deste ano, no âmbito do Judiciário Estadual, são as melhores possíveis, uma vez que as reuniões até agora feitas têm indicado que as grandes empresas e instituições ouvidas apresentam boa disposição para conciliar em suas demandas judiciais, como autoras ou como rés. Por outro lado, os juízes estão sendo incentivados a designar o maior número de audiências possíveis para o período em questão e é intenção do Tribunal de Justiça dar todo o apoio necessário para sua realização, tudo na busca de superar os números das edições anteriores do evento.

Leia Também

OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9