Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Postos de saúde devem funcionar apenas seis horas

13 Jul 2006 - 13h36
Pelo menos quatro postos de saúde de Dourados vão funcionar a partir de hoje apenas seis horas por dia. A medida tomada pela prefeitura visa a contenção de gastos, conforme admitiu a secretária municipal de Saúde, Maria de Fátima Metelaro. Devem funcionar das 7h às 13h, os postos de saúde do BNH 4º Plano, CSU, Centro Homeopático e do Jardim Ouro Verde.

A secretária informou que a medida vai “otimizar” os atendimentos. Para isso servidores estariam sendo remanejados para outras unidades. “Vamos concentrar os atendimento no período da manhã sem que prejudique a população”, garantiu a secretaria. Ela lembra que futuramente se pretende transformar esses postos de saúde em PSF (Programa de Saúde da Família).

Maria de Fátima informou que o restante dos postos de saúde deve continuar funcionando em horário normal. Já os postos de saúde do Jardim Santo André, Vila Rosa e Seleta, vão fazer atendimentos por 12 horas e, assim, aumentando o número de profissionais.

No CSU está previsto ainda o fechamento da farmácia municipal que distribui medicamento de graça para a população. A secretária não confirmou a possibilidade de fechamento, mas admitiu que ainda não foi definido. Ela justificou que o CRF/MS Conselho Regional de Farmácia), de Mato Grosso do Sul, vem exigindo que farmacêuticos permaneçam no local de trabalho no período de funcionamento. O município não teria condições de contratar profissionais para todas as farmácias. A possibilidade de fechamento de algumas farmácias seria a solução já que o município não pode contratar mais farmacêuticos, além dos profissionais que já atuam.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Água Boa, Alberto Ananias, criticou as medidas da prefeitura. A população estaria revoltada com a possibilidade do CSU funcionar apenas seis horas, principalmente com o fechamento da farmácia.

Ananias lembra que o Grande Água Boa abrange uma população de 45 mil habitantes, que dependem de atendimentos no CSU. “Se funcionar somente no período da manhã muita gente poderá ficar sem atendimentos. Isso sem contar com o fechamento da farmácia municipal, onde centenas de pessoas recorrem diariamente”, denúncia ele. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wilson Cezar Medeiros, disse que as medidas da prefeitura ainda não haviam sido discutidas pelo Conselho.

Ontem à noite aconteceria uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para manter uma discussão sobre a questão. “São medidas arbitrárias que ainda não foram aprovadas pelo Conselho ainda”, declarou.

 

 

Dourados News


Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço