A caderneta de poupança da Caixa Econômica Federal atingiu marca recorde. Até 20 de abril a captação líquida acumulada chega a R$ 3 bilhões. No período, foram abertas mais de um milhão de novas contas, ampliando a base de clientes para 32,3 milhões e aumentando a participação de mercado da CAIXA em 0,66 ponto percentual.
Considerando os números do mercado, de acordo com dados do Banco Central, a caderneta de poupança atingiu, até o último dia 16, o volume de captação líquida de R$ 4,88 bilhões. O volume captado pela CAIXA, em idêntico período, totaliza a considerável marca de R$ 2,9 bilhões. Isso quer dizer que a CAIXA sozinha captou quase 60% do mercado.
A liquidez e a segurança do investimento são fortes atrativos para a conta que é isenta de Imposto de Renda e têm devolução de CPMF após 90 dias do depósito. “Mesmo com a nova forma de cálculo da Taxa Referencial (TR), a poupança permanece atraente e bastante competitiva em relação a outras aplicações de varejo, já que todas são afetadas pela queda na taxa dos juros básicos da economia”, destaca Fabio Lenza, vice-presidente de Negócios e Serviços Bancários da CAIXA.
Segundo Lenza, a decisão do Copom, de reduzir a taxa SELIC de 12,75% para 12,5% ao ano, impacta no custo do dinheiro no mercado interbancário (CDI) e deve refletir o movimento do ajuste realizado. Com isso, os bancos passam a pagar uma taxa menor para as captações em CDB, por exemplo. “Prova disso é que o dinheiro investido na poupança se mantém no mesmo nível de ganho em relação a outras aplicações em renda fixa. A remuneração da poupança mantém-se na casa de 65% do CDI líquido", ressalta o executivo.
Na esteira desses bons resultados, cresce o número de jovens poupadores. Na CAIXA, levantamento realizado entre julho e dezembro do ano passado aponta que foram abertas 1,84 milhões de novas contas, das quais 23% têm como titulares jovens na faixa entre 16 e 25 anos. Outro fato importante, que evidencia o interesse pelo produto, é o resultado de uma recente pesquisa divulgada pela imprensa, que coloca a poupança como a modalidade preferida da maior parte das mulheres.
Fator importante a ser destacado é a campanha publicitária “Os Poupançudos da CAIXA”. A distribuição de cofrinhos com o formato dos Poupançudos vem despertando um grande interesse na população, principalmente nos pais e avós, que utilizam a campanha para despertar e estimular os jovens para o hábito de poupar.
Considerando os números do mercado, de acordo com dados do Banco Central, a caderneta de poupança atingiu, até o último dia 16, o volume de captação líquida de R$ 4,88 bilhões. O volume captado pela CAIXA, em idêntico período, totaliza a considerável marca de R$ 2,9 bilhões. Isso quer dizer que a CAIXA sozinha captou quase 60% do mercado.
A liquidez e a segurança do investimento são fortes atrativos para a conta que é isenta de Imposto de Renda e têm devolução de CPMF após 90 dias do depósito. “Mesmo com a nova forma de cálculo da Taxa Referencial (TR), a poupança permanece atraente e bastante competitiva em relação a outras aplicações de varejo, já que todas são afetadas pela queda na taxa dos juros básicos da economia”, destaca Fabio Lenza, vice-presidente de Negócios e Serviços Bancários da CAIXA.
Segundo Lenza, a decisão do Copom, de reduzir a taxa SELIC de 12,75% para 12,5% ao ano, impacta no custo do dinheiro no mercado interbancário (CDI) e deve refletir o movimento do ajuste realizado. Com isso, os bancos passam a pagar uma taxa menor para as captações em CDB, por exemplo. “Prova disso é que o dinheiro investido na poupança se mantém no mesmo nível de ganho em relação a outras aplicações em renda fixa. A remuneração da poupança mantém-se na casa de 65% do CDI líquido", ressalta o executivo.
Na esteira desses bons resultados, cresce o número de jovens poupadores. Na CAIXA, levantamento realizado entre julho e dezembro do ano passado aponta que foram abertas 1,84 milhões de novas contas, das quais 23% têm como titulares jovens na faixa entre 16 e 25 anos. Outro fato importante, que evidencia o interesse pelo produto, é o resultado de uma recente pesquisa divulgada pela imprensa, que coloca a poupança como a modalidade preferida da maior parte das mulheres.
Fator importante a ser destacado é a campanha publicitária “Os Poupançudos da CAIXA”. A distribuição de cofrinhos com o formato dos Poupançudos vem despertando um grande interesse na população, principalmente nos pais e avós, que utilizam a campanha para despertar e estimular os jovens para o hábito de poupar.
Fátima News / Assessoria
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
![](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/01/screenshot-2025-01-16-17-30-08-357-comfacebookkatana-edit.jpg)
Selton Mello reflete sobre o sucesso de "O Auto da Compadecida 2" e a relevância do cinema nacional
![](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/01/sp-enem23.jpg)
Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
![Brasileira foi levada para a 12ª Delegacia de Mulher; Foto: Polícia Nacional](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/01/brasileira-presa-pjc-1736770704-1862.jpg)
Brasileira é presa após agredir gestante com pedradas na fronteira
![](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/01/img-0754.jpeg)
Polícia Civil descobre cemitério clandestino de rivais de do PCC em Lucas do Rio Verde - MT
![FOTO: GEONE BERNARDO](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/01/fatimadosul.jpg)
ALERTA para chuvas intensas com ventos de até 60 km/h é disparado para 34 cidades de MS
Mais Lidas
![](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/01/1736977364.png)
Morrem duas grandes personalidades conhecidas, na 'curva da morte', na BR 060
![FOTO: FACEBOOK / SARA ARAÚJO](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/01/helioccb.jpg)
Fátima do Sul se despede do amigo Helio Soares, família CCB de luto
![FOTOS: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/01/20250115-080808.jpg)
Confira as FOTOS da reunião de lançamento do programa Assomasul Itaipu 4.0 em VICENTINA
![FOTO: ASSESSORIA](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/01/clebersaudecapa.jpg)
Cleber Dias entrega pedido de custeio de R$ 2 milhões para atender a Saúde de Vicentina
![](https://cdn.fatimanews.com.br/img/c/400/220/dn_arquivo/2025/01/screenshot-2025-01-15-09-00-12-448-comfacebookkatana-edit.jpg)