Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

População exige Ficha Limpa dos candidatos, diz Moka

30 Jun 2010 - 17h32Por MS Notícias

Mau uso do dinheiro público poderá impugnar definitivamente a candidatura de muitos políticos em todo o país, incluindo Mato Grosso do Sul. Desde o dia 17, está em vigor a lei complementar 135/210 - a Lei da Ficha Limpa, que obriga a inelegibilidade de pessoas julgadas criminosas por um colegiado de juízes. A uma semana do registro das candidaturas a medida pegou muitos partidos e políticos de surpresa. A obrigatoriedade de escolher representantes que tenham um passado ‘limpo’ é reflexo dos anseios da população; e a medida não encontrou grande resistência dos políticos em Mato Grosso do Sul, já que sete dos oito deputados federais do Estado foram favoráveis a proposição.

O deputado federal, candidato ao Senado pelo PMDB, Waldemir Moka, disse que a decisão do Supremo Tribunal Federal (TSE) foi acertada e este era um “clamor” da população, pois, do contrário, poderia decepcionar uma multidão que esperava pela implantação da regra.

Ele também ressaltou que o mesmo vale para a aplicação do Ficha Limpa já em 2010. “Se não valesse para esse ano, ficaria o sentimento de trabalho frustrado”, afirmou.
Além disso, Moka acredita que a validade da regra era esperada, desde o inicio, pelo apelo popular. Da mesma opinião partilham o deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB) e o deputado federal Geraldo Resende (PMDB), para eles é o reflexo da vontade da população quem vem sendo refletida; é desta maneira que eles afirmam acreditar que a população poderá fazer uma avaliação dos candidatos em quem estão votando.

Com a aplicação da lei, quase cinco mil ocupantes de cargos públicos podem ser impedidos de disputar as eleições este ano. Todos tiveram as contas rejeitadas por mau uso do dinheiro público. A nova lei proíbe a candidatura de políticos nessa situação e a Justiça Eleitoral vai julgar caso a caso.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Leonardo Avelino Duarte, faz alerta aos partidos. “Com o respeito aos estatutos e programas partidários, bem como aos direitos constitucionais da ampla defesa, peço que o partido político não ceda sua legenda para candidatos e/ou políticos que estejam enquadrados em tal vedação. A sociedade brasileira acompanhou com atenção as discussões e a sanção da lei, que teve confirmada sua vigência para o pleito deste ano pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. O Brasil segue passos firmes na ampliação democrática e no fortalecimento de suas instituições”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS