Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

População e funcionários pedem mais médicos ao invés de PMs

25 Jan 2010 - 07h00Por Mídia Max

Nove dias após a morte de Leonardo Brito, 22, no Posto da Vila Almeida, funcionários e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) fazem um desabafo: é preciso aumentar o número de médicos.

Ocorre que este episódio de morte por suspeita de dengue hemorrágica dentro de uma unidade de saúde deixou revolta entre a população. Para quem trabalha no dia-a-dia da Saúde ficou o ônus da falta de equipe.

Na última quinta-feira (21), funcionários foram agredidos por pacientes cansados de esperar pelo atendimento.

O risco de revolta fez o prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho (PMDB) anunciar uma ida até o local nesta segunda-feira (26), quando acompanhado do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, deverá conversar com pacientes, funcionários e médicos.

A proposta do prefeito da Capital é ter a PM (Polícia Militar) dentro dos postos. Mas, ocorre que o policiamento ostensivo nas ruas da cidade é a responsabilidade da PM, que pode acabar sacrificada.

Na avaliação do prefeito, a presença de policiais militares nos postos “é muito necessária” agora. “A situação não está para brincadeira, precisamos de uma solução para isso”, diz. Atualmente, os postos não têm agentes de segurança armados. Há apenas os agentes patrimoniais que zelam pelo local. “Eu fiquei muito preocupado, precisamos estabelecer uma agenda urgente para segurança nos postos de saúde”.

O incidente de quinta-feira à noite na Vila Almeida não é um fato inédito na rede pública de saúde de Campo Grande. No dia 8, uma paciente agrediu uma médica no Coophavilla II. Ela responde inquérito criminal por agressão.

In loco e mais médicos 

A reportagem do Midiamax procurou a administração do posto de saúde do Vila Almeida, porém as pessoas preferiram não ter os nomes divulgados. Mas, a informação é de que nessa época do ano, o posto chega a atender de 400 a 500 por dia. Os profissionais endossam as reclamações e afirmam que deveria haver mais médicos, principalmente, pediatras. Atualmente, atendem no local 4 pediatras e 5 clínicos gerais

Já para o agente patrimonial que estava trabalhando nesse domingo no posto de Saúde do Vila Almeida, a solução para o problema da segurança não passa pela utilização de policiais militares, mas sim de médicos e outros agentes patrimoniais. “Foi um fato isolado o que aconteceu nessa quinta-feira, é preciso só mais agentes, não são necessários policiais militares.

Para a população que utiliza o posto de Saúde da Vila Almeida, antes de se colocar policiais militares é necessário que se invista em infraestrutura e na contratação de médicos para que episódios como o da quinta-feira à noite não se repitam, já que o atendimento ficaria mais ágil e melhor.

Dentre essas pessoas que acreditam que o necessário é mais médicos está Nilson Prates da Silva, de 27 anos. Vítima da dengue, ele reclama que, muitas vezes, é preciso esperar mais de 3 horas para ser atendido.

“Tem fila para marcar, depois tem a pré-consulta, aí é que você é atendido. Na última segunda-feira, eu cheguei às 20h e já era 23h30 e eu não tinha passado pela pré-consulta ainda. Não deveria se colocar mais policiais, mas sim mais médicos.

Essa também é a opinião de Laércio Magnum Martinez, auxiliar de carga, que no último dia 7 de janeiro, com dores na garganta, febre e garganta, não agüentou esperar mais de 3 horas e foi embora sem ser atendido. Neste domingo, ele estava esperando de novo atendimento no posto de saúde.

Para a dona-de-casa Ana Rossi, cujo marido está sendo atendido por causa da dengue, a história não é diferente. Por causa da espera, a mulher se revolta e diz que o que posto precisa é de mais médicos e não de policiais. “Policial não vai consultar ninguém, o atendimento é muito demorado”, afirma a mulher. Diego Alves
 


Além da falta de médicos, os usuários também reclamam da falta de equipamentos do posto. Como é o caso da esposa de Miguel VIttar, de 36 anos, que estava com o tornozelo inchado e que não pode fazer o exame de raio – x pela falta do equipamento.

“Minha esposa está com o tornozelo inchado e aqui não tem raio-x, não podemos ser atendidos e tivemos que ir para outro lugar”, afirma Miguel.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis