Menu
SADER_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Ponto de Leitura será inaugurado no HU/UFGD nesta quinta-feira

6 Out 2009 - 09h31Por Fátima News, com Assessoria

O Ponto de Cultura Todas as Idades convida os interessados para a inauguração do Ponto de Leitura “Guimarães Rosa”, em 8 de outubro (quinta-feira), às 10h, no Solário Interno do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD). O novo Ponto desenvolverá atividades de leitura no Hospital, em dois encontros por semana.

 

 

No início das atividades do Ponto de Leitura “Guimarães Rosa”, a professora de Leitura, Maria Helena Beluque, desenvolverá com os pacientes internos, leitura e “contação” de histórias dos livros que estarão no Hospital, disponibilizados pelo Ponto de Cultura Todas as Idades.

 

 

O “Todas as Idades” é projeto realizado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), IDAC (Instituto pelo Desenvolvimento da Arte e da Cultura de Dourados) e SEMED (Secretaria Municipal de Educação), com patrocínio da Cultura Viva/Ministério da Cultura

 

 

A pretensão do Ponto de Cultura Todas as Idades e do HU/UFGD é de organizar, nos próximos meses, a formação de uma equipe de voluntários que queiram participar do projeto do Ponto Guimarães Rosa.

 

 

Os voluntários participarão de uma oficina de humanização, ministrada pelo HU e de um curso sobre como usar as artes no Hospital. Com essa ação, um pouco do trabalho de humanização será resgatado no Hospital Universitário, que contou esse ano apenas com o Projeto Bem-me-quer (Acadêmicos de Medicina da UFGD) e o Acolhimento aos Povos Indígenas, executado pelo enfermeiro Silvio (intérprete indígena) através da parceria com a FUNASA.

 

 

PONTO DE LEITURA GUIMARÃES ROSA

 

 

O objetivo do Ponto é integrar o processo de humanização do HU/UFGD, com o intuito de minimizar os sofrimentos dos pacientes e dos familiares com momentos agradáveis que ocupem o tempo ocioso. A prioridade é fazer o bem ao doente internado.

 

 

Para os organizadores do Ponto de Leitura no HU, como Guimarães Rosa, médico que curou os doentes da alma com suas obras literárias, a leitura e as artes servirão de tratamento a todos que se encontram no hospital, não somente mudando as pessoas para a apreciação da leitura, mas também funcionando com um recurso para passar o tempo, despertar os horizontes da imaginação e firmar a esperança nos corações.

 

Leia Também

PICTURE SEO E SEUS BENEFÍCIOS
Os benefícios de SEO para comércio eletrônico
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe entra na sala de casa e flagra filha de 13 anos fazendo sexo oral no padrasto bombeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
O chamado de Abraão
CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio