Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Ponta Porã comemora 94 anos nesta terça-feira

18 Jul 2006 - 08h12
Em quase um século de emancipação político-administrativa, Ponta Porã é um município rico em História. Seu território já foi palco de momentos importantes da História sulamericana. Ponta Porã também gerou e conheceu de perto protagonistas destes momentos que ganham hoje um espaço considerável nos livros de História.
A maior quantidade dos momentos mais marcantes se concentrou na segunda metade do século XX.No entanto, é importante ressaltar a participação de personagens famosos da História local em movimento como a Revolução Constitucionalista de 1932 e, quase 10 anos antes, com a passagem da Coluna Prestes pelo território fronteiriço.
Obras como do jornalista e escritor Domingos Meirelles, mencionam a passagem da coluna pela fronteira, relatando episódios como o abandono do 11º Regimento por parte de seu contingente diante da superioridade numérica dos rebeldes contrários às práticas espúrias da República Velha. Ou a confusão num bordel de Pedro Juan Caballero, durante um “Yeroqui”, o que antecipou a saída da Coluna em direção à região da Cabeceira do Apa, confrontando-se lá com o efetivo comandado por Bertoldo Klinger.
A primeira metade do século passado foi marcada com a criação do Território Federal de Ponta Porã. Sua criação foi feita através de Getulio Vargas em 1942 e a extinção foi decretada pela Constituição federal de 1946, preparada para que Eurico Gaspar Dutra _ ex-comandante do 11º Regimento de Cavalaria _ pudesse governar sob a égide da democracia após o sombrio período do Estado Novo. O maior vestígio deste período áureo da política pontaporanense é o prédio conhecido como “Castelinho”, abandonado e em ruínas. A última notícia que se tem da sua restauração é que a verba para a criação de um arquivo e museu histórico no local foi “contingenciada” pelo governo estadual parar o pagamento do 13º salário dos servidores públicos no ano passado. Cerca de R$ 1 milhão.
Voltando à Ponta Porã do passado, com grande representatividade, vários outros nomes podem figurar no rol de protagonistas de momentos decisivos da história política deste país. Porém, as instituições também merecem destaque. O 11º Regimento de Cavalaria, hoje Mecanizado, foi uma das primeiras instituições sólidas que contribuíram para o desenvolvimento de Ponta Porã. Até hoje ocupa um lugar de destaque. Um dado importante pode ser conferido na Associação Comercial. O Exército é hoje uma importante fonte econômica que movimenta a economia local, injetando mais de R$ 1milhão todos os meses apenas com sua folha de pagamento.
Entre os momentos memoráveis da ativa participação do “Onze” nos acontecimentos de grande significado histórico e de repercussão internacional, pode ser destacada participação do efetivo de Ponta Porã na 2ª Guerra Mundial. Hoje, cerca de cinco ex-combatentes ainda convivem na cidade, esbanjando conhecimentos históricos.
Merece destaque a contribuição do Exército no combate às atividades comerciais ilícitas _ contrabando e descaminho _ comuns em áreas de fronteira. Durante décadas era o efetivo do 11º Regimento que efetuava a fiscalização das rodovias na tentativa de impedir a prática criminosa que, de uma forma ou de outra, contribuiu significativamente para o desenvolvimento da economia local. Até hoje é assim, nos dois lados da fronteira, apesar da modernização dos aparelhos repressivos criados pelo Estado brasileiro.
Abordando o aspecto econômico, é fundamental analisar a importância da estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Sua implantação em Ponta Porã, ocorrida em abril de 1953, mudou, na época, o perfil econômico e social da fronteira com o Paraguai. O escoamento da produção local e o abastecimento da população mudou de lado. Antes, a fronteira vivia em função do comércio voltado para o Oeste, mais exatamente com o Porto de Concepción, no Paraguai. “A partir da instalação do trecho ligando Ponta Porã a Campo Grande, a Noroeste, promoveu a integração desta região com o restante do Brasil”, diz o professor doutor Paulo Cimó, da Universidade Federal da Grande Dourados, uma das maiores autoridades no assunto Ferrovia Noroeste do Brasil. Ele já publicou várias obras sobre a Noroeste que foi tema de Mestrado e Doutorado, sendo que a dissertação e a tese, respectivamente, tornaram-se clássicos da História Regional.
Hoje, a restauração da Estação Ferroviária, um projeto desenvolvido pela empresa Novoeste, serve de alento para uma parcela significativa da população local que sempre considerou a ferrovia um dos mais importantes fatores de desenvolvimento da região.
Nos anos 70, a Fazenda Itamarati projetou o nome de Ponta Porã mundialmente. Seus 50 mil hectares de soja se transformaram na maior área plantada contínua do planeta. O que foi modelo de unidade produtiva moderna, altamente mecanizada com implementos de última geração, entrou em decadência a partir da década de 1980 e, na década seguinte, por diversos fatores, deixou de ser o exemplo de uma propriedade rural bem sucedida.
Hoje a área da Itamarati foi dividida em centenas de lotes num dos mais ousados projetos de reforma agrária do Ocidente. Os assentamentos Itamarati I e II, reúnem cerca de 3 mil famílias de ex-sem-terra, vindos de diversos lugares do Brasil e do Paraguai.
Aos poucos vãos se transformando em unidades de produção diversificada que, num médio espaço de tempo, poderão contribuir decisivamente para a mudança do perfil das atividades agropecuárias no município.
 
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS