Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Políticos vivos dão nome a ruas, avenidas e até cidade

2 Jan 2010 - 09h57Por R7

Alguns senadores brasileiros, além de ganhar tempo e espaço na TV e rádio durante as campanhas, também contam com “propaganda” o ano todo em ruas, avenidas e até estádios de futebol nos seus redutos eleitorais.

Levantamento do R7 mostra que ex-governadores que hoje ocupam uma cadeira no Senado são homenageados em placas em suas cidades, como Antonio Carlos Valadares (SE), Jayme Campos (MT), João Durval Carneiro (BA), Eduardo Azeredo (MG), Gerson Camata (ES), Epitácio Cafeteira(MA), José Sarney (PMDB-AP) e o senador licenciado Edison Lobão (PMDB-MA).

Para o cientista político Leonardo Barreto, da UnB, esse comportamento reflete uma lógica patrimonialista de Estado.

- É se apossar das estruturas e se beneficiar para uso privado. É um ganho simbólico muito grande e não deixa de ser uma modalidade da corrupção.

A lei 6.454 de 1977 proíbe, em todo território nacional, dar nome de pessoas vivas a prédios ou outros bens públicos que pertençam a União. A regra deixa de lado Estados e municípios, abrindo uma brecha para que ruas, praças, avenidas, estradas e escolas estaduais sejam alvo dessas homenagens. Nesses casos, as decisões ficam na mão de vereadores, prefeitos e deputados estaduais.



Embora não exista lei clara que proíba a prática, decisões da Justiça têm vetado este tipo de homenagem como aconteceu em julho deste ano, quando o Tribunal de Justiça do Maranhão mandou retirar o nome do ministro de Minas e Energia e senador licenciado , Edison Lobão (PMDB), de uma avenida no Estado. As decisões acontecem geralmente em resposta a ações populares.



Em Sergipe, Valadares dá nome à avenida onde fica o Fórum Distrital de Siriri e também ao estádio de futebol Governador Antonio Carlos Valadares, conhecido como "Vavazão". Jayme Campos é nome de avenida nos município de Barra do Garças, no Mato Grosso.



Na Bahia, o aeroporto em Feira de Santana se chama Governador João Durval Carneiro. O senador Eduardo Azeredo, que virou réu em ação penal no STF (Supremo Tribunal Federal) neste mês pelo mensalão tucano, é nome de avenida na cidade mineira de Santo Antônio do Monte.



Para o cientista político da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) Wagner Cabral, a prática de homenagear políticos vivos não é correta nem do ponto de vista legal nem do ponto de vista ético, mas sempre aconteceu, por exemplo, no caso da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), uma das principais lideranças do Estado.



- Ele tem até cidade no nome dele (a cidade Presidente Sarney).



A chamada "Sarneylândia" homenageia além do senador os seus familiares em ruas, vilas e avenidas: Ponte José Sarney, Vila Roseana Sarney, além das maternidades e escolas que cultuam familiares falecidos do clã. Em julho, a atual governadora do Estado e filha do senador, Roseana Sarney, mandou tirar seu nome da fachada do prédio que sedia oTribunal de Contas.



Além do Sarney, o Maranhão conta com a cidade Governador Edison Lobão. Outro caso que chama atenção no Maranhão é do senador Epitácio, que conta com uma série de endereços em seu nome: avenida Epitácio Cafeteira, ruas Isabel Cafeteira (sua mulher) e Janaina Cafeteira, sua filha- que também é nome de vila.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS