Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Polícia prende "mentor" de quadrilha de assaltantes de joalheria

15 Jan 2010 - 13h00Por ACS / Assessoria de Comunicação Social da UFGD

A FCS (Faculdade de Ciências da Saúde) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) abrirá em fevereiro as inscrições para o curso de Mestrado Profissional de Vigilância em Saúde das Fronteiras que será realizado na cidade pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/FIOCRUZ. O curso é coordenado pela professora Mariza Miranda Theme Filha e tem como Coordenador Adjunto o infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha.

A proposta deve responder às demandas de formação de gestores e profissionais de saúde na área de Vigilância em Saúde. O curso é voltado, especificamente, para os profissionais de saúde pública inseridos nos serviços, com conteúdos programáticos dirigidos para atender às necessidades do cotidiano desses serviços e com a produção de conhecimento advinda e voltada para essa realidade, visando contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância à Saúde e a consolidação do Sistema Único de Saúde do Brasil, bem como contribuir com a implantação do novo Sistema de Saúde paraguaio.

O objetivo é formar gestores e profissionais de saúde em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Vigilância em Saúde na fronteira Brasil-Paraguai, além de capacitar os alunos para o planejamento e a avaliação de políticas públicas e desenvolvimento de tecnologias com enfoque epidemiológico, social e ambiental.

A idéia é também capacitar os alunos para a estruturação dos Sistemas Nacionais de Vigilância em Saúde (SNVS) dos dois países, envolvendo as áreas de vigilância de doenças transmissíveis, não-transmissíveis, laboratórios de saúde pública, vigilância ambiental em saúde e operacionalização de sistemas de informação em saúde. E capacitar os alunos para a produção de diagnósticos e soluções aplicadas ao Sistema Único de Saúde e para a elaboração de estudos epidemiológicos e análise de dados primários e secundários.

Para este Mestrado serão ofertadas 25 vagas, distribuídas da seguinte forma: 05 vagas para profissionais vinculados ao Ministério de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai, 04 vagas para profissionais vinculados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e 16 para as demais instituições.

O Curso será realizado em regime presencial, com atividades desenvolvidas durante uma semana a cada mês, com 45 horas-aula cada. A duração será de 24 meses, iniciando no dia 03 de maio de 2010, com término previsto para abril de 2012

INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas de 10 de fevereiro a 11 de março de 2010. Todas as informações referentes às inscrições poderão ser obtidas no site da Plataforma Siga (www.sigass.fiocruz.br) link Inscrição > Saúde Pública ENSP.

Os candidatos interessados deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível no site da Plataforma SIGA, o qual posteriormente deverá ser impresso, assinado e encaminhado via Correios, por Sedex 10, juntamente com os documentos necessários para o Serviço de Gestão Acadêmica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (SECA), Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 – Térreo - Manguinhos - CEP 21041-210 - Rio de Janeiro – RJ.

São documentos necessários: 1. Formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da Plataforma SIGA, impresso e assinado; 2. Curriculum vitae criado na Plataforma Lattes (www.cnpq.br); 3. Carta de liberação da chefia da instituição de vínculo do candidato, constando: a) exercício efetivo em atividades de Vigilância em Saúde, conforme estabelecido no item 2 (público alvo) e b) Disponibilidade para afastamento de uma semana por mês para os módulos presenciais, qualificação e defesa da dissertação; 4. Proposta preliminar de trabalho (letra tipo Arial, tamanho 12, espaço duplo), de no máximo 8 páginas, na qual o candidato (a) deverá situar o tema de interesse dentro da Saúde Pública e na área de Vigilância em Saúde e (b) explicitar quais contribuições a proposta poderá trazer no âmbito do conhecimento e das ações sobre o tema na Vigilância item Saúde.

SELEÇÃO

A seleção será realizada em três etapas: a primeira consistirá de Prova de Inglês; a segunda etapa incluirá Prova Escrita, sobre temas relevantes na área de Vigilância em Saúde; e a terceira etapa constará de entrevista, análise de curriculum vitae e análise da Proposta de Trabalho.

A Prova de Inglês será aplicada no dia 22 de março de 2010, das 9h às 12h, na Sala 5 da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Cidade Universitária – Rodovia Dourados-Itahum km 12 – Dourados. Estarão dispensados da prova de inglês os candidatos que, no momento da inscrição, apresentarem cópia autenticada do TOEFL Internet-Based (iBT), com pontuação 53-64, dentro do prazo de validade de dois anos; Certificado do Michigan (ECCE, MTELP, ECP) ou Cambridge (FCE, CAE, CPE).

A Prova Escrita será realizada no dia 25 de março de 2010, das 9h às 12h, na Sala 5 da FCS da UFGD. E a Entrevista acompanhada da análise da Proposta de Trabalho e do Curriculum Vitae será realizada no período de 5 a 7 de abril de 2010, das 9h às 17h, na Sala 5 da FCS da UFGD.

O resultado será divulgado na Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis