Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Polícia Militar de Minas Gerais recebe caveirões

20 Fev 2010 - 05h30Por Redação Terra

A Polícia Militar de Minas Gerais apresentou, nesta sexta-feira, dois veículos blindados, semelhantes aos caveirões utilizados pelo Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (Bope), que serão usados em ocorrências de alta complexidade, como assaltos a bancos, ameaças de bombas e sequestros.

Um dos blindados, de cor preta, ficará no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), responsável pelas ações complexas. O outro, de cor verde, ficará no Batalhão de Eventos. Este será utilizado no controle de distúrbios civis, como manifestações.

O coronel Sandro Teatini, comandante do Policiamento Especializado, disse que a aquisição dos veículos blindados visa reforçar a segurança pessoal dos policiais militares na atividade operacional, principalmente no desencadeamento de operações de alto risco.

"Este é mais um equipamento que visa a preservação da vida da comunidade e dos operadores de segurança pública. É um recurso a mais que a Polícia Militar dispõe, que caso necessário, será empregado ao combate a má criminalidade", disse.

Teatini informou que os blindados da PM mineira não serão utilizados para incursões em aglomerados, como acontece com os carros semelhantes na capital fluminense.

"Os nossos aglomerados não têm as características da demanda de um veículo blindado. Nas nossas atividades nós entramos e percorremos permanentemente todos os aglomerados e os confrontos eventuais que existem nesses aglomerados são resolvidos pela própria tropa que se faz presente. Não há essa demanda, essa necessidade,¿ disse.

"Em especial nas ocorrências de rebelião, ocorrências com reféns, ocorrências em que há emprego de armas de fogo contra os operadores de segurança pública e que há dificuldade de aproximação, então o vínculo com suas características blindadas permite essa aproximação com segurança desses policiais", afirmou.

Os blindados da PM mineira foram comprados de uma empresa do Rio Grande do Sul. Os valores não foram divulgados. Os veículos chegaram a Belo Horizonte há cerca de dois meses e ficaram no pátio do 5º BPM do bairro Gameleira, onde receberam adesivos com o símbolo da corporação.

Leia Também

# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 10,3 mil casos e 284 mortes em 24 horas