Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Polícia Comunitária qualificou 2,6 mil pessoas em três anos em MS

8 Out 2009 - 16h11Por Notícias.MS
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária divulgou hoje (8) o balanço das qualificações realizadas pelo Curso Nacional de Promotor e também de Multiplicador de Polícia Comunitária. Entre os anos de 2.007 e 2.009 já foram qualificadas 2.596 pessoas.

 

         De acordo com o balanço divulgado, no ano de 2.007 foram capacitados no Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, na Capital, um total de 555 pessoas. No interior, foram 428 formados dos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Três Lagoas, Paranaíba, Naviraí, Dourados, Fátima do Sul e Jardim.

 

 

         Em 2.008 a qualificação chegou para 10 turmas, num total de 384 formados somente em Campo Grande. Foram 10 turmas também no interior do Estado com a capacitação de 444 pessoas das cidades de Nova Andradina, Sidrolândia, Nioaque, Ivinhema, Eldorado, Maracajú, Jardim, Bataguassu, Pedro Gomes e Aquidauana.

 

 

         Já em 2.009, o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária já qualificou 675 pessoas sendo 162 em Campo Grande e 513 no interior do Estado. O curso já foi levado para as cidades de São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Glória de Dourados, Batayporã, Corumbá, Miranda, Porto Murtinho, Amambai, Rio Verde de Mato Grosso e Dourados.

 

 

         Em relação ao Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária, este ano foi realizado nos meses de junho e agosto, em Campo Grande , com a formação de 110 pessoas. O objetivo é capacitar profissionais para transmitir conhecimentos aos novos alunos do Curso de Promotor da Polícia Comunitária.

 

 

Os cursos são oferecidos gratuitamente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em todo o Brasil. Podem participar todos os funcionários de segurança pública, como servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, guarda municipal, entre outros militares e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança. No Estado, a qualificação é feita pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária da Sejusp.

 

 

         Para o coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos de Santana Carneiro, estas capacitações tem como objetivo promover uma integração entre a comunidade e os órgãos de segurança pública. “A comunidade conhece o policial e desta forma, antecipamos aos fatos com a prevenção da criminalidade. Despertamos no policial uma visão mais preventiva e nos moradores o sentimento de que a responsabilidade pela segurança publica é também da comunidade”, ressaltou.

 

 

         Coronel Santana lembra de diversas ações que são resultados desta parceria entre órgãos de segurança pública e comunidade. “Temos a patrulha comunitária, visitas aos comerciantes, aos alunos de escolas e à comunidade, implantação de Conselhos Comunitários de Segurança, enfim, são ações constantes com foco na redução da criminalidade. Estamos preparados para ações repressivas onde cumprimos a missão institucional, mas com o foco comunitário”, lembrou.

 

 

         Hoje à noite (8), o coordenador estadual de Polícia Comunitária vai participar de uma reunião na Câmara de Vereadores do município de Três Lagoas para prestação de contas das ações desenvolvidas na cidade. O mesmo acontece logo mais à noite no bairro Monte Castelo, em Campo Grande, numa parceria entre o 9º Batalhão da Polícia Militar e o Conselho Comunitário de Segurança Pública da região urbana do Segredo.

 

 

         Cursos

 

 

         O Curso de Promotor de Polícia Comunitária é dividido em aulas teóricas e práticas. São 40 horas/aula e contam com disciplinas de Diretos Humanos, Mediação de Conflitos, Polícia Comunitária e Sociedade, Mobilização Social e Estruturação do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Gestão pela Qualidade na Segurança Pública e Relações Interpessoais.

 

 

Como aula prática, os participantes ainda fazem as visitas comunitárias. No caso do Curso de Multiplicador, a capacitação é de 80 horas/aulas e entre as disciplinas há trocas de experiências de policiamento comunitário.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro