Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

PMDB pode indicar Delfim Neto para a Agricultura

3 Jan 2007 - 16h00

O ministério da Agricultura pode ser a quarta vaga no primeiro escalão do governo pleiteada pelo PMDB, além dos três ministérios que já comanda (Saúde, Minas e Energia e Comunicações).

O candidato ao novo ministério seria o ex-deputado peemedebista Delfim Netto (SP), que não se reelegeu, e que vem sendo apontado como nome certo para o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O PMDB ainda negocia internamente suas indicações e pode trabalhar pela permanência dos atuais ministros.

Alguns dos interlocutores do partido reconhecem que seria sonhar demais com o comando dos ministérios da Integração Nacional ou Transportes, mas descartam aceitar, por exemplo, a Previdência.

No Ministério da Saúde, José Agenor, que foi secretário-executivo na gestão do mineiro Saraiva Felipe (PMDB) e teria a confiança do Planalto, pode ser confirmado como uma indicação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Nas Comunicações, o ministro Hélio Costa tem dito que cumpriu sua missão por ter levado adiante o projeto de implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, e preparado as condições para a rádio digital e projetos de inclusão digital.

Mas apesar de considerar "emocionante" a atividade no Senado, ele admite que poderia permanecer no cargo por mais algum tempo, se for convidado.

Reconhecido como técnico qualificado, o terceiro ministro do partido, Silas Rondeau, também continua como forte candidato a permanecer no cargo, já que conta não só com o apoio do senador José Sarney (PMDB-AP), mas com o aval da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Qualquer confirmação de ministério para o segundo mandato do presidente Lula, no entanto, só deverá ocorrer após a eleição para as mesas da Câmara e do Senado, no início de fevereiro, para evitar disputas internas nos partidos.

Por enquanto, permanece forte a candidatura ao Ministério da Justiça do ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Sepúlveda Pertence.

O ex-ministro Alfredo Nascimento, também pode ser convidado a voltar ao Ministério dos Transportes.

 

 

Folha OnLine

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS