Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

PMDB estuda substituir Trad nas eleições municipais de 2008

15 Mai 2007 - 10h46

Mesmo a contragosto de algumas lideranças mais próximas da família Trad, peemedebistas trabalham, nos bastidores, para uma eventual substituição da candidatura do prefeito da Capital, Nelsinho Trad, por outra de maior agregação de votos para as eleições do ano que vem.

Candidato a reeleição em 2008, Trad, segundo fontes próximas de uma alta liderança do partido com mandato no Congresso Nacional, estaria com seu potencial político praticamente esgotado, podendo chegar a outubro do próximo ano sem força política o suficiente para garantir a manutenção do PMDB no comando da prefeitura.

Os motivos para o mergulho do prefeito em patamares de votos inferiores ao que ele precisaria para se manter na prefeitura teriam a ver com sua fraca aceitação entre as camadas mais carentes da população e pela timidez dos seus programas sociais, praticamente uma cópia piorada das investidas de seu antecessor, o governador André Puccinelli (PMDB), na periferia da Capital, cuja agenda sempre foi pautada por projetos que não passaram de paliativas obras de asfalto, mesmo assim com algum custo aos moradores.

A estratégia peemedebista, chamada de “plano B”, teria começado a ser rascunhada nos últimos dias, depois que pesquisa de intenção de votos colocou Trad em patamares idênticos aos do petista Delcídio Amaral, que, sem muito se expor aos eleitores da Capital, vem ganhando, a cada dia que passa, cada vez mais simpatia entre o eleitorado do município.

Segundo as fontes peemedebistas, o “plano B” não significaria que Trad estaria, de antemão, alijado do processo eleitoral de 2008. Ele serviria como uma carta na manga dos peemedebistas que temem pela perda da prefeitura da Capital, depois de anos de poder no município.

As mesmas fontes alertam que a elaboração do plano, no entanto, está em vigor, tamanha é a relação de fatos que vêm depondo contra a candidatura à reeleição de Trad. Entre os outros motivos está a intenção de siglas parceiras do prefeito, como o PSDB, PDT e PPS, de disputarem a prefeitura em 2008, o que poderia enfraquecer a coligação de Trad de forma substancial, fomentando a candidatura do senador Delcídio Amaral.

Estratégia - O prefeito, aliás, tem demonstrado, com atos práticos, sua estratégia de tentar barrar a intenção dos aliados de se tornarem seus opositores nas eleições de 2008. Uma das providências, publicamente conhecida, foi a nomeação do vereador pedetista Jorge Martins para a Secretaria de Administração do município. A providência veio, mais tarde, seguida da nomeação do ex-senador tucano Juvêncio da Fonseca em um cargo próximo de Puccinelli.

Segundo as fontes peemedebistas, o emprego dado a Juvêncio, que passou a receber salário de R$ 9 mil, foi uma imposição de Trad para tentar agradar lideranças tucanas no município, que se movimentam para sair da coligação do prefeito ainda no segundo semestre deste ano.

Uma outra legenda, o PPS, menos expressiva, também já dá sinais de que deve se aventurar com candidatura própria nas eleições de 2008 na Capital. Sem os socialistas, os tucanos e o PDT, analisam alguns peemedebistas, o barco em que Trad navega pode perder território para o PT e naufragar antes mesmo de outubro de 2008 chegar. Daí a elaboração do plano que está em curso no núcleo peemedebista.

 

(Do blog de Gilmar Lisboa)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis