Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 14 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

PMDB estuda substituir Trad nas eleições municipais de 2008

15 Mai 2007 - 10h46

Mesmo a contragosto de algumas lideranças mais próximas da família Trad, peemedebistas trabalham, nos bastidores, para uma eventual substituição da candidatura do prefeito da Capital, Nelsinho Trad, por outra de maior agregação de votos para as eleições do ano que vem.

Candidato a reeleição em 2008, Trad, segundo fontes próximas de uma alta liderança do partido com mandato no Congresso Nacional, estaria com seu potencial político praticamente esgotado, podendo chegar a outubro do próximo ano sem força política o suficiente para garantir a manutenção do PMDB no comando da prefeitura.

Os motivos para o mergulho do prefeito em patamares de votos inferiores ao que ele precisaria para se manter na prefeitura teriam a ver com sua fraca aceitação entre as camadas mais carentes da população e pela timidez dos seus programas sociais, praticamente uma cópia piorada das investidas de seu antecessor, o governador André Puccinelli (PMDB), na periferia da Capital, cuja agenda sempre foi pautada por projetos que não passaram de paliativas obras de asfalto, mesmo assim com algum custo aos moradores.

A estratégia peemedebista, chamada de “plano B”, teria começado a ser rascunhada nos últimos dias, depois que pesquisa de intenção de votos colocou Trad em patamares idênticos aos do petista Delcídio Amaral, que, sem muito se expor aos eleitores da Capital, vem ganhando, a cada dia que passa, cada vez mais simpatia entre o eleitorado do município.

Segundo as fontes peemedebistas, o “plano B” não significaria que Trad estaria, de antemão, alijado do processo eleitoral de 2008. Ele serviria como uma carta na manga dos peemedebistas que temem pela perda da prefeitura da Capital, depois de anos de poder no município.

As mesmas fontes alertam que a elaboração do plano, no entanto, está em vigor, tamanha é a relação de fatos que vêm depondo contra a candidatura à reeleição de Trad. Entre os outros motivos está a intenção de siglas parceiras do prefeito, como o PSDB, PDT e PPS, de disputarem a prefeitura em 2008, o que poderia enfraquecer a coligação de Trad de forma substancial, fomentando a candidatura do senador Delcídio Amaral.

Estratégia - O prefeito, aliás, tem demonstrado, com atos práticos, sua estratégia de tentar barrar a intenção dos aliados de se tornarem seus opositores nas eleições de 2008. Uma das providências, publicamente conhecida, foi a nomeação do vereador pedetista Jorge Martins para a Secretaria de Administração do município. A providência veio, mais tarde, seguida da nomeação do ex-senador tucano Juvêncio da Fonseca em um cargo próximo de Puccinelli.

Segundo as fontes peemedebistas, o emprego dado a Juvêncio, que passou a receber salário de R$ 9 mil, foi uma imposição de Trad para tentar agradar lideranças tucanas no município, que se movimentam para sair da coligação do prefeito ainda no segundo semestre deste ano.

Uma outra legenda, o PPS, menos expressiva, também já dá sinais de que deve se aventurar com candidatura própria nas eleições de 2008 na Capital. Sem os socialistas, os tucanos e o PDT, analisam alguns peemedebistas, o barco em que Trad navega pode perder território para o PT e naufragar antes mesmo de outubro de 2008 chegar. Daí a elaboração do plano que está em curso no núcleo peemedebista.

 

(Do blog de Gilmar Lisboa)

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
Brasileira foi levada para a 12ª Delegacia de Mulher; Foto: Polícia Nacional
Brasileira é presa após agredir gestante com pedradas na fronteira
Polícia Civil descobre cemitério clandestino de rivais de do PCC em Lucas do Rio Verde - MT
FOTO: GEONE BERNARDO ALERTA PARA 34 CIDADES
ALERTA para chuvas intensas com ventos de até 60 km/h é disparado para 34 cidades de MS
Fachada da Receita Federal em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Receita Federal ajusta regras do Pix sem criação de novos tributos

Mais Lidas

FOTO: CORREIO DO ESTADOMEGA SENA
Casal de MS ganhou na Justiça direito a receber prêmio de bolão não registrado na Mega-Sena
Corpo da vítima no chão e equipes da PM e bombeiros no local. (Foto: Marcos Maluf)CASO DE POLÍCIA
CRIME: Briga termina com morto a facada em semáforo
Carro bateu de frente com uma carreta / Reprodução / A Princesinha NewsPolicial
Morre uma das vítimas de acidente na BR-262
Idoso foi encontrado em estado grave às margens de córrego em Aquidauana / A Princesinha NewsRegião
Morre idoso encontrado nu e ferido às margens de córrego em Aquidauana
FOTO: ASSESSORIA REUNIÃO CIDECO
CIDECO: Prefeitos da região prestigiam consórcio para viabilizar serviços e desenvolvimento