Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
terça, 7 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

PMDB define à tarde data da convenção nacional

27 Jan 2010 - 13h56Por Agência Brasil
Embora o próprio site do partido já divulgue na agenda o próximo dia 6 de fevereiro como a data da convenção do PMDB, a Executiva Nacional da legenda se reúne na tarde de hoje (27) para definir o dia do encontro que elegerá o novo Diretório Nacional.

A antecipação da data, marcada inicialmente para 6 de março, tem sido defendida por lideranças próximas ao presidente da Câmara, Michel Temer (SP), também presidente licenciado do partido. A intenção é reconduzir Temer à presidência do PMDB e ainda firmar seu nome como vice na chapa a ser formada com o PT para as eleições presidenciais de outubro.

No entanto, há no partido quem defenda a convenção para março. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, chegou a ameaçar recorrer à Justiça contra a antecipação. A decisão oficial sairá da reunião da Executiva marcada para hoje, às 15h.

Luiz Henrique faz parte da ala contrária à aliança com o PT em torno na candidatura da ministra da casa Civil, Dilma Rousseff, para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desse grupo também faz parte o presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia, que defende a aliança do partido com os tucanos para eleger o governador de São Paulo, José Serra. Há ainda quem defenda uma candidatura encabeçada pelo PMDB.

Quércia afirma contabilizar apoio dos dirigentes do PMDB de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Acre para a manutenção da convenção em março.

Além de resistências internas do PMDB, a aliança com o PT terá que enfrentar outros embates como a da própria relação com os membros petistas. No final do ano passado, o presidente Lula chegou a sugerir uma lista tríplice com nomes de peemedebistas para vice na chapa presidencial. A declaração foi recebida com constrangimento por Temer que já havia se colocado como opção para vice. Nesta semana, lideranças do PT voltaram a apresentar resistências ao nome de temer e a defender a lista tríplice.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança