Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Plantas medicinais são regulamentadas pela Anvisa

16 Mar 2010 - 16h44Por www.portaleducacao.com.br

A maioria das pessoas já ouviu falar de uma planta ou folha que ajuda a combater algum sintoma de mal-estar. As plantas medicinais são de tradição milenar e passam de geração para geração – e, nesta semana, receberam reconhecimento.

É porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou o uso dessas drogas vegetais. A medida faz parte da RDC 10, publicada na quarta-feira (10). Por meio da medida, a população será esclarecida sobre como alcançar efeitos benéficos das plantas.

O tutor do Portal Educação, farmacêutico Ronaldo de Jesus Costa, complementa que a fitoterapia é uma prática comum no país, “difundida desde a descoberta, em função do contato com indígenas, algumas pessoas ainda não sabem a forma correta de utilizar determinada planta. Agora, o assunto pode ser difundido de forma simples, aumentando a segurança e eficiência das plantas”.

A Anvisa esclarece que as cascas, raízes, caules, sementes e alguns tipos de folhas devem ser preparados em água quente. Frutos, flores e grande parte das folhas devem ser preparadas por meio de infusão, caso em que se joga água fervente sobre o produto, tampando e aguardando um tempo determinado para a ingestão.

 

“É sempre bom lembrar que as plantas possuem propriedades farmacológicas e não estão isentas de efeitos adversos. Por isso, o cuidado no uso também deve existir, como em uso de qualquer medicamento”, explica o tutor.

Agora, cabe aos comerciantes das ervas medicinais informar a Agência sobre a fabricação e importação para que haja segurança dos medicamentos.

 

Os produtos também vão passar por testes que garantam que eles estão livres de microrganismos, como bactérias e sujidades, além da qualidade e da identidade. E ainda, os locais deverão cumprir as Boas Práticas de Fabricação, para evitar contaminação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto
LARVAS
Vídeos mostram peixes frescos recheados de vermes; veja
REVOLTANTE
Bandidos invadem casa atirando e matam garota de 13 anos