Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de janeiro de 2021
Busca
QUALIFICAÇÃO DE TRABALHO

Plano Nacional qualificará trabalhadores em Deodápolis e Vicentina

25 Fev 2011 - 08h14Por

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) participa como parceira da Reunião Comitê RH que define os detalhes finais do Plano Nacional de Qualificação do setor sucroalcooleiro no Estado, com início previsto para março deste ano.

A reunião realizada nesta semana contou com a presença da entidade convenente dos cursos de qualificação social e profissional, Instituto Afonso Linares Prado (Sealp); um representante de cada uma das 20 usinas de 16 municípios do Estado e a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).

O objetivo do plano é qualificar trabalhadores do setor, tanto os que estão desempregados e os que correm risco de desemprego devido à mecanização da colheita da cana.

“ É importante a qualificação, pois as usinas demandam pessoas qualificadas, com a mecanização da usinas esses trabalhadores estarão aptos para exercerem outras funções”, destaca Paulo Aurélio Vasconcelos, gerente executivo da Biosul.

O projeto é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que utiliza os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com parcerias entre Estados, municípios e entidades privadas.

Segundo dados do MTE, a região Centro-Sul concentra 79% das usinas do país e 70% dos cerca de 1,3 milhões de trabalhadores da atividade sucroenergética. A queimada que facilita o corte manual da cana está sendo eliminada.  

Em todo o país, serão 25 mil trabalhadores qualificados em 11 Estados que serão divididos em duas etapas. No MS, a meta é qualificar 897 trabalhadores na primeira fase, os municípios contemplados são: Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Maracaju. Nova Alvorada, Nova Andradina, Naviraí, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora e Vicentina.

Dentro das metas, serão ministrados 13 cursos diferentes com 20 vagas para cada modalidade. Os cursos têm duração média de 200 horas, divididos em teoria e prática, sendo 70% das vagas destinadas aos trabalhadores das usinas e 30% à comunidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro