Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Plano B de aliados de Aécio prevê Itamar para vice na chapa de Serra

18 Dez 2009 - 14h19Por Folha Online

Apesar de líderes do PSDB, DEM e PPS afirmarem que a nova prioridade para a eleição de 2010 é convencer o governador Aécio Neves (PSDB-MG) a formar uma chapa pura com o governador José Serra (PSDB-SP), alguns caciques já começam a arquitetar um plano B --para ser colocado em prática caso o tucano mineiro rejeite a composição.

Na avaliação de tucanos ligados a Aécio, uma alternativa seria o nome do ex-presidente Itamar Franco. Nos bastidores, líderes do PSDB dizem que há resistência dentro do partido a nomes do DEM para vice. Interlocutores do partido afirmam que o episódio do mensalão do DEM no Distrito Federal enfraqueceu a possibilidade dos democratas indicarem o vice para a chapa de Serra

Tucanos mineiros defendem que Aécio dispute o Senado para não correr o risco de ficar sem mandato e sem vitrine para ampliar sua imagem nacionalmente.

Itamar se filiou este ano ao PPS e em outubro foi eleito vice-presidente do partido. Itamar defendia que o presidenciável da oposição fosse Aécio Neves e ensaiava se lançar candidato ao Senado. O ex-presidente teria, inclusive, o aval do governador mineiro para compor a chapa em 2010 com o presidenciável tucano.

Para o presidente do PPS, ex-deputado Roberto Freire (PE), Itamar tem credenciais para ocupar qualquer cargo de destaque na política nacional, mas os esforços da oposição serão a favor da chapa pura sangue do PSDB.

"A nossa mobilização é para fazer uma chapa com Serra é Aécio. É com isso que trabalhamos até pela forma tranquila que Aécio anunciou sua saída e sem definir seu futuro. Essa é a prioridade de toda oposição porque são os melhores nomes para representar a oposição na disputa eleitoral. Agora, Itamar é um nome que pode ser lançado a qualquer momento. Ele tem credenciais claras", disse.

Apesar de Aécio declarar oficialmente sua disposição de disputar o Senado em 2010, nos bastidores o tucano teria sinalizado que pode analisar a criação da chapa puro sangue. Em caso de vitória, interlocutores do PSDB afirmam que o partido lhe daria em troca maiores poderes na vice-presidência da República, com o controle de parte do primeiro escalão do governo.

Integrantes do PSDB também afirmam que a presença de Aécio na chapa de Serra teria um caráter "agregador" dentro do partido, levando o carisma do governador de Minas à disputa presidencial.

"O gesto do governador Aécio revelou duas coisas: uma enorme capacidade de agregação e a percepção de como ele é querido no meio político. Ele reconheceu que há uma tendência nas urnas para o Serra, num espaço de uma chapa que abriga os dois", disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Deixe seu Comentário

Leia Também

COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto
LARVAS
Vídeos mostram peixes frescos recheados de vermes; veja
REVOLTANTE
Bandidos invadem casa atirando e matam garota de 13 anos