Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Planejamento virou prioridade nos últimos anos em MS

4 Dez 2006 - 13h48

O Estado de Mato Grosso do Sul foi criado administrativamente sob a égide do planejamento. Todavia, foi em anos recentes, sobretudo a partir de 1998, que essa estratégia se mostrou mais presente nas ações de governo com um planejamento que agora está voltado para as dimensões econômica, socioambiental, político-institucional, científica e tecnológica.

São essas dimensões que colocam a trajetória histórica do planejamento governamental de Mato Grosso do Sul com reconhecida importância no contexto nacional.

Entre essas ações destaca-se a realização, em 1999, do MS 2020 e, em 2001, o detalhamento desse projeto com a elaboração dos Planos Regionais de Desenvolvimento (PRD) e a conseqüente constituição dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para cada uma das oito regiões geográficas delimitadas para fins de planejamento regional.

Resgatando um pouco mais da gênese do PRD, em 1999, o governo estadual, por meio da Secretaria de Planejamento e de Ciência e Tecnologia (Seplanct-MS), em convênio assinado com a Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), solicitou da empresa privada de planejamento Macoplan – Prospectiva & Estratégia, sediada em Brasília, proposta técnica para a execução de estudos prospectivos e construção de novos cenários para Mato Grosso do Sul.

O resultado desse estudo foi a elaboração de um documento denominado “Cenários e Estratégias de Longo Prazo MS 2020”, o qual apresenta diagnóstico econômico e social desta unidade da federação, as perspectivas de desenvolvimento e os cenários alternativos, possíveis de serem alcançados nos próximos 20 anos. Com tais pressupostos, no interior do referido estudo constam quatro cenários possíveis para Mato Grosso do Sul, os quais foram denominados: O Vôo do Tuiuiú; Piracema; Rapto do Predador e Estouro da Boiada.

As oficinas regionais realizadas para construção coletiva e participativa dos Planos Regionais de Desenvolvimento, as reuniões de trabalho dos Coredes e as atividades realizadas pelos técnicos do governo do Estado aliadas às recentes transformações em todas as escalas – desde a mundial até a estadual - impõem a necessidade de continuidade e atualização do processo de operacionalização do planejamento estatal pós-1999, visando traçar os rumos para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul a partir da superação de práticas anteriores que valorizaram o imediatismo em detrimento do futuro; o econômico em detrimento do social e do ambiente e a tecnocracia em detrimento da participação da sociedade na definição das ações prioritárias de planejamento.

Neste contexto, a Secretaria de Estado de Planejamento, Ciência e Tecnologia iniciou, em 2004, estudos e análises para constituição dos cenários possíveis para Mato Grosso do Sul, projeto denominado de MS 2025.

O objetivo central deste trabalho - que será lançado oficialmente nesta terça-feira (5) - é a revisão do planejamento de longo Prazo de Mato Grosso do Sul e estabelecer o cenário base para auxiliar o planejamento das ações governamentais visando ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul com base na democracia, na diminuição das desigualdades sociais e na valorização ambiental.

 

 

MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados