Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Pista Táctil é presente de aniversário para MS

9 Out 2006 - 16h28

Campo Grande é a terceira capital brasileira a contar com uma Pista Táctil e Direcional para o auxílio na locomoção de cegos. A obra foi executada pela MSGÁS no centro da cidade e será inaugurada nesta quarta-feira, 11 de outubro, em comemoração aos 29 anos de Mato Grosso do Sul.

 

Apesar de Curitiba e Florianópolis já terem o instrumento de inclusão dos deficientes visuais, a de Campo Grande é a única a adotar, integralmente, as regras estabelecidas NBR 9050 (Norma Brasileira) de “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos”, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade.  

 

De acordo com o presidente da MSGÁS, Maurício Arruda as normas são tão recentes que foi preciso muito esforço para colocá-las em prática. “Os critérios são muito novos, foi preciso estudar com cuidado cada item antes de construir a pista. Foi uma experiência rica tanto para os engenheiros da MSGÁS, quanto para empresa contratada para execução e os fiscais da prefeitura.” afirma Arruda.

 

Com 1690 mil metros de extensão, a pista construída com recursos próprios da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), um investimento de R$ 200 mil que faz parte da política de responsabilidade social adotada pela empresa. “É também um presente para a população da capital,  de Mato Grosso do Sul  70 quilso do Sul que abriga a maior rede de distribuiçque teve de ter paciência para que pudéssemos expandir o ramal de distribuição do gás natural”, finaliza.  

 

Para a diretora administrativa do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), Telma Nantes, a iniciativa da MSGÁS fortalece as políticas de acessibilidade: “Além de despertar o interesse de outras empresas para a responsabilidade social”, esclareceu.

 

A pista inicia em frente ao Instituto na Rua 25 de dezembro, seguindo pela calçada do lado esquerdo no sentido shopping-centro da Avenida Afonso Pena até a Avenida Calógeras.

 

Solenidade – Para a inauguração da pista táctil e direcional as diretorias da MSGÁS e do ISMAC encontram o governador Zeca do PT, às 15 horas, do dia 11 de outubro, na Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de julho, para uma apresentação de como os cegos irão utilizar a nova pista. Em seguida o grupo segue para o auditório do Instituto dos Cegos onde será feito o descerramento da placa inaugural.
 
 
 
 
Fátima News

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço