O piso salarial dos professores do Estado é o 3º melhor do Brasil. Segundo o Governo do Estado, além do aumento do piso salarial dos professores, em 2009, para R$ 950,00, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), vem promovendo a qualificação de professores através de capacitações.
A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, reconhece o trabalho e a importância dos professores para a formação de uma sociedade melhor. Em homenagem aos professores, Nilene destaca o papel do professor. “Fazendo da educação uma arte, o professor, a professora, ao ouvir o aluno, ao valorizar seu saber e experiências, permite-lhe que sua própria história se constitua em patrimônio cultural, em verdadeiro aprendizado de vida, em tesouro que precisa ser reconhecido” declara a secretária de Educação Nilene Badeca.
Qualificação
Projetos como o Formação Continuada - Conhecimento em Foco e o “Além das Palavras” têm proporcionado melhoria na qualidade de ensino nas escolas estaduais. Em 2008, os diretores das escolas também participaram de capacitações, com o programa Gestar.
A formação continuada contribui para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica e permite ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.
O Conhecimento em Foco, destinado aos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, tem como objetivo despertar a reflexão dos docentes sobre as atribuições do trabalho cotidiano, por meio de temas relacionados ao projeto político-pedagógico, planejamento, metodologia e avaliação com suporte no referencial curricular de todas as áreas do conhecimento.
Além destes projetos, a SED vem desenvolvendo o “Além das Palavras”. O projeto é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recebe recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR). São 61 municípios envolvendo 214 escolas estaduais.
O objetivo do "Além das Palavras" é melhorar o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, principalmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Com o programa da SED, o governo do Estado contribui para que as escolas atinjam a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Entre as ações do projeto, está a formação continuada para os coordenadores de áreas, que atuam como multiplicadores junto aos professores, formação continuada para professores regentes, por meio de encontros quinzenais, aquisição de material pedagógico para professores e coordenadores e aquisição de material didático para alunos.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

DESPEDIDA: Amiga chora perda de porteira em acidente 'Diz que foi um pesadelo'

Sonho de ser policial, Heloísa é surpreendida com bolo e passeio de viatura em Fátima do Sul
