Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

PFL opta pela sigla DEM para Partido Democrata

15 Mar 2007 - 08h52
O futuro Partido Democrata - novo nome do PFL - não quer ser reconhecido pela sigla PD. Já que a lei permite abreviar o nome do partido, os neodemocratas vão usar a marca "DEM" para se identificar a partir do dia 28 deste mês, quando a mudança de sigla  será oficializada.

A iniciativa é mais um passo no sentido de reforçar o vínculo simbólico entre o partido e a defesa da democracia - pesquisas internas mostraram que isso pega bem junto ao eleitorado. As mesmas pesquisas mostraram que o nome Partido da Frente Liberal provocava resistências, já que o termo "liberal" tem alta carga negativa. Não foi por outro motivo que, no segundo turno da eleição presidencial, o PT adotou a bem-sucedida estratégia de reforçar os ataques ao "neoliberalismo" e às privatizações.

No dia 28, Jorge Bornhausen passará o comando do partido para Rodrigo Maia (DEM-RJ), filho do prefeito do Rio, Cesar Maia. Gilberto Kassab - que herdou a Prefeitura de São Paulo e um Orçamento de mais de R$ 20 bilhões com a renúncia do tucano José Serra, atual governador do Estado - vai galgar vários degraus na escala partidária: deve presidir o Conselho Político do DEM.

Bornhausen não vai se afastar de todo. Como presidente da Fundação Liberdade e Cidadania - novo nome do Instituto Tancredo Neves, "think tank" pefelista -, ele manterá influência nos rumos do partido, que ganhará um novo estatuto e uma nova carta de princípios.

A proposta do alterar a sigla surgiu após o resultado eleitoral do ano passado, o pior da história para os pefelistas.

Criado em 1985 como dissidência do governista PDS (sucessor da Arena) para apoiar Tancredo, o PFL embarcou no governo José Sarney e ajudou o então presidente a conquistar um quinto ano de mandato - na época, o pefelista Antonio Carlos Magalhães, então ministro das Comunicações, foi acusado de distribuir concessões de rádio e TV em troca de votos no Congresso.

Fernando Collor se elegeu em 1990 após eleger Sarney como alvo principal, o que não impediu os pefelistas de aderirem a seu governo. Após o impeachment de Collor, o partido ganhou cargos no governo Itamar Franco. A seguir, integrou a aliança que elegeu o tucano Fernando Henrique Cardoso em 1994 e em 1998. Só a partir de 2003, com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, o partido experimentou a ida para a oposição e a perda de controle sobre verbas federais.

Em 1998, o PFL elegeu seis governadores. Em 2002, o número diminuiu para quatro. Em 2006, o único pefelista eleito foi José Roberto Arruda (um ex-tucano), no Distrito Federal - as derrotas em tradicionais redutos como Bahia e Maranhão provocaram  uma crise no partido, que também viu encolher sua bancada na Câmara dos Deputados.

 

 

Terra Magazine

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis